INTERVENÇÕES LÚDICAS INCLUSIVAS
possibilidades e dificuldades de interação e comunicação de crianças com transtorno do Espectro Autismo (TEA) em aulas de Educação Física Infantil
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v30i01.12832Palavras-chave:
Inclusão, Transtorno do Espectro Autista, Educação Física Escolar, Intervenção LúdicaResumo
O objetivo da pesquisa é analisar as possibilidades e as dificuldades de interação e comunicação por meio de intervenções lúdicas inclusivas na pré-escola, em aulas de educação física com crianças autistas. Os sujeitos da pesquisa foram três crianças de três salas de pré-escola numa instituição pública municipal em Santos/SP, com um caso de autismo em cada turma, tendo como instrumentos: análise documental, observação participante, registros audiovisuais e Diário de Campo. Os achados da investigação foram mapeados a partir de três categorias de análise: Relação criança-criança, Práticas docentes e Espaço e ambiente. Foi possível observar processos de inclusão que aproximaram as crianças entre si, fazendo-as perceberem-se e às outras e, também, motivá-las para brincarem juntas, servindo para quebrar paradigmas como os que separam crianças homogeneamente em turmas especiais.
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