INTERVENÇÕES LÚDICAS INCLUSIVAS

possibilidades e dificuldades de interação e comunicação de crianças com transtorno do Espectro Autismo (TEA) em aulas de Educação Física Infantil

Autores

  • Ubirajara da Silva Caetano Universidade Católica de Santos
  • Sra Marineide Universidade Católica de Santos

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v30i01.12832

Resumo

O objetivo da pesquisa é analisar as possibilidades e as dificuldades de interação e comunicação por meio de intervenções lúdicas inclusivas na pré-escola, em aulas de educação física com crianças autistas. Os sujeitos da pesquisa foram três crianças de três salas de pré-escola numa instituição pública municipal em Santos/SP, com um caso de autismo em cada turma, tendo como instrumentos: análise documental, observação participante, registros audiovisuais e Diário de Campo. Os achados da investigação foram mapeados a partir de três categorias de análise: Relação criança-criança, Práticas docentes e Espaço e ambiente. Foi possível observar processos de inclusão que aproximaram as crianças entre si, fazendo-as perceberem-se e às outras e, também, motivá-las para brincarem juntas, servindo para quebrar paradigmas como os que separam crianças homogeneamente em turmas especiais.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ubirajara da Silva Caetano, Universidade Católica de Santos

Sou Mestre em Educação Pela Universidade Católica de Santos (Unisantos), Pós graduado em Atividade Física para pessoas com Deficiência (UFJF), em Educação Física Escolar. Formado em Pedagogia pela Unesp (campus litoral) e em Educação Física pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes). Trabalho na Prefeitura municipal de Santos e Cubatão como Professor de Educação Básica.

Sra Marineide, Universidade Católica de Santos

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Católica Portuguesa - campus Lisboa- Doutora em
Educação (FE-USP), Professora –assistente do Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Católica de Santos/São Paulo, Brasil. Na instituição coordena o Observatório de
Políticas Públicas Educacionais: Infâncias, Educação Integral e Pesquisa- Formação (CNPQ)com
ações nos âmbitos do ensino, pesquisa e extensão.

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

da Silva Caetano, U., & de Oliveira Gomes, M. . (2021). INTERVENÇÕES LÚDICAS INCLUSIVAS: possibilidades e dificuldades de interação e comunicação de crianças com transtorno do Espectro Autismo (TEA) em aulas de Educação Física Infantil. Momento - Diálogos Em Educação, 30(01). https://doi.org/10.14295/momento.v30i01.12832