Máscaras e identidade em perspectiva pedagógica descolonial

Autores

  • Laura Sacco dos Anjos Torres Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
  • Laura Sacco dos Anjos Torres Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) / Pós-Graduação em Educação
  • Maristani Polidori Zamperetti Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) / Pós-Graduação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v28i2.9164

Palavras-chave:

Máscara, identidade, ensino de Artes Visuais.

Resumo

Resumo: Com o objetivo de refletir sobre a questão identitária através das máscaras enquanto elemento artístico e cultural com amplo potencial pedagógico, este artigo problematiza a questão da construção de saberes através das contribuições da teoria da decolonialidade, fundamentando-se para tanto no trabalho com máscaras realizado através da oficina intitulada Máscara e Identidade: nós no PIBID (2017). Desse modo, ressalta-se a relevância dos saberes subalternos enquanto resistência a imposições epistemológicas oriundas de uma ciência europeia que visam silenciar as vozes dos indivíduos subalternos (QUIJANO, 2010; SANTOS, 2010), bem como restringi-los em suas possibilidades construir sua identidade e sua subjetividade através de um sistema representacional que integre suas vivências, suas experiências e seus conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Sacco dos Anjos Torres, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Licenciada em Artes Visuais (2019) pela Universidade Federal de Pelotas. Licenciada em Letras (2018) pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL).

Laura Sacco dos Anjos Torres, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) / Pós-Graduação em Educação

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Licenciada em Artes Visuais (2019) pela Universidade Federal de Pelotas. Licenciada em Letras (2018) pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL).

Maristani Polidori Zamperetti, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) / Pós-Graduação em Educação

Doutora em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado). Professora do Centro de Artes/UFPEL. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPQ) Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais.

Referências

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. (VOLOCHÍNOV). Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 13 ed. São Paulo: Hucitec, 2009.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2010.

BERNARDINO-COSTA, Joaze. Saberes subalternos e decolonialidade: os sindicatos das trabalhadoras domésticas do Brasil. Editora da UNB, 2015.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998.

BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: Conceitos-chave. 4ª Edição. São Paulo: Contexto, 2005.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. Campinas: Revista Educação e Sociedade, 2012. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302012000100015 Acesso em 29 out. 2019.

DE OTO, Alejandro. Frantz Fanon: política y poética del sujeto. México: El colégio de México, Centro de Estudios de Asia y África, 2003.

DUSSEL, Enrique. Modernidade e Eurocentrismo. In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas Latino-americanas. Buenos Aires: Consejo Latino Americano de Ciências Sociales, 2005.

FANON, Frantz. Os condenados da terra. Tradução: Emilce Albergaria Rocha, Lucy Magalhães. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2005.

FANON, Frantz. Pele negra máscaras brancas. Tradução: Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.

FREIRE, Ana Maria Araújo. Pedagogia da libertação em Paulo Freire. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2017.

IKPENG. Formatura do alunos Ikpeng. Vídeo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XCD6o4lyv8I Acesso em: 30 jun. 2019.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz T. da Silva, Guaracira L. Louro. 7ª Edição. Rio de Janeiro, DPA, 2002.

MARQUEZ, Renata Moureira; SANTOS, Luís Alberto Brandão. Certa Geografia. In: HISSA, C. E. V.. (Org.). Conversações: de Artes e de Ciências. Belo Horizonte: UFMG, 2011, p. 151-167.

MARX, K. Manifesto Comunista. Tradução: Sergio Tellaroli. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

MEMMI, Albert. Retrato do colonizado precedido de Retrato do colonizador. Tradução de Marcelo Jacques de Moraes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. Tradução de Edgar de Assis Carvalho. 6ª Edição. São Paulo: Cortez, 2013.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Orgs). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010. (pp. 31-83)

SANTOS, Boaventura de Sousa. Toward a new common sense: law, Science and politics in the paradigmatic transition. New York: Routledge, 1995.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Orgs). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010. (pp. 31-83)

SILVÉRIO, Valter Roberto. Síntese da Coleção História Geral da África: Pré-história ao Século XVI. São Carlos: UFSCAR, 2013.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? 1 Ed. Tradução Sandra Regina Goulart Almeida; Marcos Pereira Feitosa; André Pereira. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.

ZAMPERETTI, Maristani Polidori. O Eu e o Outro na sala de aula – ocultando e revelando máscaras. 2007. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.

Downloads

Publicado

2019-10-12

Como Citar

Sacco dos Anjos Torres, L., Sacco dos Anjos Torres, L., & Polidori Zamperetti, M. (2019). Máscaras e identidade em perspectiva pedagógica descolonial. Momento - Diálogos Em Educação, 28(2), 37–51. https://doi.org/10.14295/momento.v28i2.9164

Edição

Seção

Dossiê temático

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.