Máscaras e identidade em perspectiva pedagógica descolonial

Autores/as

  • Laura Sacco dos Anjos Torres Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
  • Laura Sacco dos Anjos Torres Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) / Pós-Graduação em Educação
  • Maristani Polidori Zamperetti Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) / Pós-Graduação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v28i2.9164

Palabras clave:

Máscara, identidade, ensino de Artes Visuais.

Resumen

Resumo: Com o objetivo de refletir sobre a questão identitária através das máscaras enquanto elemento artístico e cultural com amplo potencial pedagógico, este artigo problematiza a questão da construção de saberes através das contribuições da teoria da decolonialidade, fundamentando-se para tanto no trabalho com máscaras realizado através da oficina intitulada Máscara e Identidade: nós no PIBID (2017). Desse modo, ressalta-se a relevância dos saberes subalternos enquanto resistência a imposições epistemológicas oriundas de uma ciência europeia que visam silenciar as vozes dos indivíduos subalternos (QUIJANO, 2010; SANTOS, 2010), bem como restringi-los em suas possibilidades construir sua identidade e sua subjetividade através de um sistema representacional que integre suas vivências, suas experiências e seus conhecimentos.

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Biografía del autor/a

Laura Sacco dos Anjos Torres, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Licenciada em Artes Visuais (2019) pela Universidade Federal de Pelotas. Licenciada em Letras (2018) pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL).

Laura Sacco dos Anjos Torres, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) / Pós-Graduação em Educação

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Licenciada em Artes Visuais (2019) pela Universidade Federal de Pelotas. Licenciada em Letras (2018) pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL).

Maristani Polidori Zamperetti, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) / Pós-Graduação em Educação

Doutora em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado). Professora do Centro de Artes/UFPEL. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPQ) Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais.

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Publicado

2019-10-12

Cómo citar

Sacco dos Anjos Torres, L., Sacco dos Anjos Torres, L., & Polidori Zamperetti, M. (2019). Máscaras e identidade em perspectiva pedagógica descolonial. Momento - Diálogos Em Educação, 28(2), 37–51. https://doi.org/10.14295/momento.v28i2.9164

Número

Sección

Dossiê temático