“Práticas inovadoras” no campo acadêmico da Teologia: Transformação de estruturas ou estratégias para o devir sujeito feminino de saber?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v28i2.8938

Palavras-chave:

Práticas inovadoras. Docência feminina. Sujeitos de saber. Teologia católica.

Resumo

Este artigo busca compreender os significados que são produzidos pelas práticas que as mulheres docentes inauguram no campo do saber teológico, analisando até que ponto essas práticas interferem ou provocam mudanças em uma estrutura acadêmica hierárquica e masculina. É um estudo de abordagem qualitativa, baseado em pesquisa documental e em narrativas de quatroze docentes que atuam no ensino superior em três instituições católicas, localizadas na região sul e sudeste do Brasil. Para a análise dos dados utiliza-se dos pressupostos teóricos do feminismo e dos estudos de gênero, de perspectiva pós-estruturalista. Os resultados da pesquisa apontam que as práticas das docentes não provocam mudanças nas estruturas das instituições teológicas, mas mobilizam um agenciamento de si e para o conjunto das mulheres, marcando politicamente o devir da “Mulher”, como sujeito de saber teológico.

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Biografia do Autor

Neiva Furlin, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná, com estágio de doutorado pela Universidade Nacional Autônoma de México, Pós-doutorado pela Universidade Estadual de Maringá e Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina

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Publicado

2019-10-12

Como Citar

Furlin, N. (2019). “Práticas inovadoras” no campo acadêmico da Teologia: Transformação de estruturas ou estratégias para o devir sujeito feminino de saber?. Momento - Diálogos Em Educação, 28(2), 218–238. https://doi.org/10.14295/momento.v28i2.8938

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