Natureza, povos ciganos e justiça climática

relações interculturais e ambientais

Autores

  • Priscilla Amorim Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Aluízio de Azevedo Silva Júnior Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) https://orcid.org/0000-0001-8544-4134

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14696

Palavras-chave:

Povos Ciganos, Justiça Climática, Educação Ambiental, Justiça Ambiental, Natureza

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a relação entre os povos ciganos e as questões ambientais, a partir dos conceitos de justiça ambiental e tendo como ancoragem a Educação Ambiental Fenomenológica. Trazemos uma contextualização sobre as condições socioambientais dessas comunidades, abordando histórico e origem, diversidade cultural e identitária, bem como as condições de vida. Na sequência, aprofundamos o olhar para os modos como os povos ciganos são impactados pelas crises climáticas e como essas questões colocam em risco a conservação e a manutenção das culturas romani, enquanto identidades de resistência. Para finalizar demonstramos a importância da educação ambiental para estabelecermos um diálogo com os saberes ciganos, para a construção de um conhecimento emancipatório e libertador.

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Biografia do Autor

Priscilla Amorim, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Graduada em Licenciatura em Geografia, Mestra e Doutoranda em Educação - UFMT, Docente na Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (priscillaamorim.pma@gmail.com). 

Aluízio de Azevedo Silva Júnior, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Graduação em Comunicação Social – Jornalismo, Mestre em Educação e Doutor em Informação, Comunicação e Saúde. Pós-doutorando no Laboratório de Comunicação e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) (luiju25@gmail.com).

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Publicado

2022-12-26

Como Citar

Mona de Amorim, P., & de Azevedo Silva Júnior, A. (2022). Natureza, povos ciganos e justiça climática: relações interculturais e ambientais . Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 27(2), 1–23. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14696

Edição

Seção

Educação Ambiental e Justiça Climática