Oceanografia socioambiental: O que queremos com isso?

Autores/as

  • Caio Floriano dos Santos Observatório dos Conflitos do Extremo Sul do Brasil http://orcid.org/0000-0003-0229-4869
  • Mariana Santos Lobato Martins Universidade de São Paulo (USP)
  • Marcela de Avellar Mascarello Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i2.9462

Palabras clave:

decolonialidade, justiça ambiental, conflito ambiental, epistemologias do sul

Resumen

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o que queremos com a Oceanografia Socioambiental. A ideia não é dar uma resposta pronta, mas buscar iniciar uma reflexão que possa culminar, no futuro, em uma construção coletiva. Para tanto, entendemos como necessário refletir sobre o papel da ciência na conformação da realidade do mundo atual. E, nesse sentido, refletir sobre a Oceanografia enquanto ciência e a necessidade de pensar a sua decolonização para caminhar no sentido pós-abissal orientado desde o sul global. Para isso, entendemos que os conceitos de conflito ambiental, justiça ambiental e educação ambiental para a justiça ambiental podem servir como princípios suleadores para este campo.

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Biografía del autor/a

Caio Floriano dos Santos, Observatório dos Conflitos do Extremo Sul do Brasil

Oceanógrafo (UNIVALI), licenciado em Geografia (FURG), mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (UDESC) e doutor em Educação Ambiental (FURG). Pesquisador do Observatório dos Conflitos Urbanos e Socioambientais do Extremo Sul do Brasil (FURG).

Mariana Santos Lobato Martins, Universidade de São Paulo (USP)

Oceanóloga (FURG) e Mestranda em Oceanografia na Universidade de São Paulo (USP). Bolsista CNPq.

Marcela de Avellar Mascarello, Universidade Federal do Rio Grande

Oceanógrafa (Univali) e Discente do curso de Direito (FURG).

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Publicado

2019-12-05

Cómo citar

Santos, C. F. dos, Martins, M. S. L., & Mascarello, M. de A. (2019). Oceanografia socioambiental: O que queremos com isso?. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 24(2), 42–67. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i2.9462

Número

Sección

Dossiê “A Educação Ambiental em uma perspectiva da Oceanografia Socioambiental”