Concepções e práticas na construção do saber sobre o meio ambiente
Palabras clave:
Construção do saber. Meio ambiente. Ensino fundamental.Resumen
Este trabalho tem como objetivo principal estudar o processo de construção do saber ambiental no contexto escolar do ensino fundamental. O estudo foi realizado em três escolas de Porto Alegre, onde buscamos identificar as ações desenvolvidas por professores e alunos no sentido de sensibilizar o contexto escolar para o estudo sobre o meio ambiente. As questões envolvendo a preocupação ambiental podem ser percebidas de diferentes formas, conforme as condições de vida de cada um. A repercussão do saber ambiental depende do grau de interesse e das percepções das pessoas quanto a questões ambientais. Apesar do crescimento dos projetos envolvendo o tema meio ambiente, eles ainda estão desintegrados do currículo formal, porque as atividades de educação ambiental ocorrem no turno inverso ao das aulas. A construção do saber ambiental ainda é um processo muito recente para que as mudanças necessárias no sistema de ensino sejam mais significativas.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Cómo citar
Dal Lago, C. (2009). Concepções e práticas na construção do saber sobre o meio ambiente. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 9(1), 85–103. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/913
Número
Sección
Artigos