Concepções e práticas na construção do saber sobre o meio ambiente

Autores

  • Carmen Dal Lago

Palavras-chave:

Construção do saber. Meio ambiente. Ensino fundamental.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal estudar o processo de construção do saber ambiental no contexto escolar do ensino fundamental. O estudo foi realizado em três escolas de Porto Alegre, onde buscamos identificar as ações desenvolvidas por professores e alunos no sentido de sensibilizar o contexto escolar para o estudo sobre o meio ambiente. As questões envolvendo a preocupação ambiental podem ser percebidas de diferentes formas, conforme as condições de vida de cada um. A repercussão do saber ambiental depende do grau de interesse e das percepções das pessoas quanto a questões ambientais. Apesar do crescimento dos projetos envolvendo o tema meio ambiente, eles ainda estão desintegrados do currículo formal, porque as atividades de educação ambiental ocorrem no turno inverso ao das aulas. A construção do saber ambiental ainda é um processo muito recente para que as mudanças necessárias no sistema de ensino sejam mais significativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Dal Lago

Atualmente é pedagoga (cargo técnico administrativo - nível superior) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui Mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (2003).

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Como Citar

Dal Lago, C. (2009). Concepções e práticas na construção do saber sobre o meio ambiente. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 9(1), 85–103. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/913

Edição

Seção

Artigos