A desordem criadora: crise ambiental e educação

Autores/as

  • Lais Mourão Sá

Palabras clave:

Gestão ambiental. Educação. Complexidade.

Resumen

A importância estratégica da Educação num contexto de mudança de paradigmas exige a construção de uma noção complexa que supere a necessidade de distinguir entre educação formal e não-formal, ou entre os vários focos fragmentados, como é o caso do qualificativo "ambiental". A dimensão educativa dos processos de gestão ambiental é uma referência necessária para a definição de estratégias políticas voltadas para a mudança de paradigmas. A compreensão pedagógica dos processos de interação entre os atores sociais envolvidos nos processos de gestão ambiental é fundamental para a eficácia da mediação de conflitos e interesses e para a produção de uma ecoética, com base numa consciência ambiental coletiva.

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Biografía del autor/a

Lais Mourão Sá

tualmente é estatutário da Fundação de Assitência Social e Cidadania e contrato emergencial do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Possui mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002).

Mais informações: Currículo Lattes

Cómo citar

Sá, L. M. (2009). A desordem criadora: crise ambiental e educação. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 9(1), 69–84. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/912

Número

Sección

Artigos