E o seu papel? uma proposta de formação inicial docente no contexto de uma escola sustentável

Autores/as

Palabras clave:

Estágio curricular. Formação inicial docente. Papel. Escola Sustentável.

Resumen

Socializamos uma pesquisa em que objetivamos elucidar as práticas docentes realizada em uma proposta de formação inicial no contexto de uma Escola sustentável. O estudo teve como locus um estágio curricular da licenciatura em Ciências Biológicas de uma Universidade pública e foi realizado em uma escola pública, com estudantes do Ensino Fundamental. “E o seu papel?” surgiu ao observarmos a quantidade de papel desperdiçado por dia nas salas de aula. O tema assumiu duplo significado no trabalho com os estudantes: na reflexão do papel de todos e de cada um no consumo e desperdício do material escolar e suas implicações socioambientais, e na reflexão do papel como objeto de estudo. Além disso, o estágio proporcionou aos licenciandos uma experiência para repensar o papel do professor em uma escola sustentável.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniela Pereira, Universidade Regional de Blumenau

Licencianda do curso de Ciências Biológicas, Bolsista PIBID, Universidade Regional de Blumenau.

Nando Matheus Rocha, Universidade Regional de Blumenau

Licenciando do curso de Ciências Biológicas, Bolsista PIBID, Universidade Regional de Blumenau.

Daniela Tomio, Universidade Regional de Blumenau

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas. Mestre em Educação e Doutora em Educação Científica e Tecnológica. Docente na licenciatura e nos Programas de pós-graduação Mestrado em Educação e mestrado em Ciências Naturais e Matemática na Universidade Regional de Blumenau.

Publicado

2016-09-14

Cómo citar

Pereira, D., Rocha, N. M., & Tomio, D. (2016). E o seu papel? uma proposta de formação inicial docente no contexto de uma escola sustentável. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 20(2), 4–23. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/5836

Número

Sección

Artigos