Práticas pedagógicas em Educação Ambiental: o necessário caminho da auto-formação

Autores/as

  • Jane Márcia Mazzarino Centro Universitário Univates
  • Daiani Clesnei da Rosa Centro Universitário Univates

Palabras clave:

Práticas Pedagógicas. Educação ambiental. Escolas.

Resumen

: O objetivo do artigo é analisar as práticas ecopedagógicas no contexto escolar, a partir das significações construídas por diretoras, professoras e educandos. O método é qualitativo, baseado em pesquisa bibliográfica e entrevistas semi-estruturadas, realizadas entre 2010 e 2012, em duas das 18 escolas municipais de Lajeado RS, São José de Conventos e Universitário, onde se verificou que o processo de educação ambiental (EA) está mais amadurecido. A amostra é intencional. As categorias de análise são: a) Processo de educação ambiental; b) Formação e autoformação docente; c) Percepções dos alunos sobre o processo de educação ambiental. Concluiu-se que um dos elementos possíveis para um salto qualitativo nos processos de educação ambiental é o investimento em processos autoformativos, constituindo-se a escola, de fato, um coletivo educador de cidadãos ambientais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jane Márcia Mazzarino, Centro Universitário Univates

doutora em Ciências da Comunicação (Unisinos), professora do Programa de Pós Graduação Ambiente e Desenvolvimento e dos cursos de Comunicação Social do Centro Universitário Univates. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Práticas Ambientais, Comunicação, Educação e Cidadania (CNPq).

Daiani Clesnei da Rosa, Centro Universitário Univates

Pedagoga, Mestre em Educação, Doutorando do PPG Ambiente e Desenvolvimento, professora do curso de Pedagogia (Univates).

Publicado

2014-07-25

Cómo citar

Mazzarino, J. M., & Rosa, D. C. da. (2014). Práticas pedagógicas em Educação Ambiental: o necessário caminho da auto-formação. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 18(2), 121–144. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/3872

Número

Sección

Artigos