Justicia Climática & Educación Ambiental. Estudio en Petrópolis, RJ
Un estudio en Petrópolis, RJ
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v29i2.17872Palabras clave:
Educación Ambiental. Justicia Climática. Crisis Climática. Núcleos Comunitarios de Protección y Defensa Civil.Resumen
Neste artigo, são apresentadas as contribuições da educação ambiental crítica para a justiça climática diante da complexidade da crise climática que aprofunda as desigualdades sociais e econômicas. O objetivo é compreender o processo formativo realizado pela Defesa Civil nos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) de Petrópolis, RJ, a partir das concepções teóricas da educação ambiental crítica. O estudo foi realizado a partir de uma perspectiva interdisciplinar e os dados qualitativos foram coletados por meio de entrevistas. Entre os desafios da educação ambiental está a conscientização pública sobre justiça climática como um espaço para a luta por direitos humanos que garantam um desenvolvimento social equitativo. É essencial preparar as comunidades vulnerabilizadas para a ação coletiva na construção de políticas públicas e sociais, que valorizem a dignidade humana.
Descargas
Citas
ARTAXO, Paulo. As três emergências que nossa sociedade enfrenta: saúde, biodiversidade e mudanças climáticas. Estudos Avançados v.34, n.100, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.34100.005
BARGAS, Janine de Kássia; CARDOSO, Luis Fernando. Cartografia social e organização política das comunidades remanescentes de quilombos de Salvaterra. Emílio Goeldi. Cienc. Hum, Pará, v. 10, n. 2, p. 469-488, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-81222015000200013
BOFF, Leonardo. Sustentabilidade. O que é- O que não é. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
CHAHUÁN IBÁÑEZ, Francisco. Justicia climática, desigualdad y derechos humanos: Recesión del libro Visiones constructivas desde el reconocimiento de la desigualdad. Revista de Derecho Ambiental, n. 17, p.189-198, 2022. DOI: https://doi.org/10.5354/0719-4633.2022.67100
CHOMSKY, Noam; POLLIN, Robert. Crise climática e o Green New Deal Global: a economia para salvar o planeta. 1. Ed. Rio de Janeiro: Roça Nova, 2020.
CHOMSY, Noam. Cooperación o Extinción. New York: Penguin, Random Hause, (Traducción: Jesús Negro García), 2018.
CORONA LISBOA, José Luis. Investigación cualitativa: Fundamentos epistemológicos, teóricos y metodológicos. Vivat Academia. Revista de Comunicación, n.144, p. 69-76, 2018. DOI: https://doi.org/10.15178/va.2018.144.69-76
COSTA, Cesar Augusto; LOUREIRO, Carlos Federico. Educação ambiental crítica e interdisciplinaridade: a contribuição da dialética materialista na determinação conceitual. Terceiro Incluído, v.3, n.1, Jan./Jun., 2013, p. 1–22, 2013. DOI: https://doi.org/10.5216/teri.v3i1.27316
DARÉ, E. Petrópolis: não foi um desastre natural! Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/ju/noticias/2022/02/22/petropolis-nao-foi-um-desastre-natural Acesso em: 27 abr. 2023.
DEFESA CIVIL PETRÓPOLIS. Plano de contingência do município de Petrópolis/RJ para chuvas intensas. Verão 2023-2024. Disponível em: https://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/defesa-civil/planos-de-contingencia Acesso em: 25 out. 2023.
DUQUE, Sandra Patricia; QUINTERO, Marta Lucía; DUQUE, Mónica. La educación ambiental en comunidades rurales y la popularización del derecho a la conservación del entorno natural: el caso de la comunidad de pescadores en la ciénaga de Ayapel (Colombia). Revista Luna Azul, n.39, p.6-24, 2014. DOI: https://doi.org/10.17151/luaz.2014.39.2
ESTÊVÃO, Carlos Alberto. Educação, justiça e direitos humanos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n.1, p. 85-101, jan./abr. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000100006
GALLARDO, Olga Alicia; MARTÍNEZ, Laís; HARDY, Virginia. Educación ambiental comunitaria participativa en “Oscar Lucero Moya” Holguín, Cuba. Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem (RBECL/UEMS), Campo Grande, v.3, n. 2, p, 2018.
GALLARDO, Olga Alicia; MARTÍNEZ, Laís; REYES, Ángel. Educación ambiental e cartografía social: experiencias en una comunidad de Holguín, Cuba. Sociedade & Natureza, Uberlândia, v.32, p.601-613, 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/SN-v32-2020-49908
MUCACHE, Cornélio Raimundo; GIOVINAZZO JÚNIOR, Carlos Antônio. A economia da barbárie, raiz da crise socioambiental, e as mudanças climáticas: o papel da educação ambiental no paradoxo entre o progresso econômico e a produção da catástrofe. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental – FURG, v. 40, n. 3, p. 197-217, 2023. DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15631
GONZALEZ, Carmen. Racial Capitalism, Climate Justice, and Climate Displacement. USA: Oñati Socio-Legal Series, 2020. DOI: https://doi.org/10.35295/osls.iisl/0000-0000-0000-1137
GONZÁLEZ, Édgar; MEIRA, Pablo Ángel ; GUTIÉRRES, José. ¿Cómo educar sobre la complejidad de la crisis climática? Hacia un currículum de emergencia. Revista Mexicana de Investigación Educativa, Ciudad de México, v.25 n.87, oct./dic. 2020.
GONZÁLEZ–MUZZIO, Claudia. El rol del lugar y el capital social en la resiliencia comunitaria pos desastre. Aproximaciones mediante un estudio de caso después del terremoto 27/F. Revista EURE, v. 39 n. 117, p. 25-48, 2013. DOI: https://doi.org/10.4067/S0250-71612013000200002
GUDYNAS, Eduardo. Derechos de la Naturaleza. Ética biocéntrica y políticas ambientales. Lima: Programa Democracia y Transformación Global, 2014.
GUIMARÃES, Mauro, MEIRA, Pablo Ángel. Há Rota de Fuga para Alguns, ou Somos Todos Vulneráveis? A Radicalidade da Crise e a Educação Ambiental. Ensino, Saúde e Ambiente, Número Especial, p. 21-43, 2020. DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a40331
IBGE. Petrópolis. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/petropolis/panorama Acesso em: 27 abri. 2023.
IORIS, Antonio Augusto; IRIGARAY, Carlos; GIRARD, Pierre. Institutional responses to climate change: Basin. Climatic Change, v.127, p.139-51, 2014. DOI: https://doi.org/10.1007/s10584-014-1134-z
IPCC- Panel Intergubernamental de Cambio Climático (2019). Resumen para responsables de políticas. Disponível em: www.ipcc.ch Acesso: set. 2021.
ISAGUIRRE-TORRES, Katya Regina; MASO, Tchenna. As lutas por justiça socioambiental diante da emergência climática. Rev. Direito e Práxis, Rio de Janeiro, v. 14, n.1, p.458-485, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/2179-8966/2023/73122
LANDER, Edgardo. Crisis civilizatoria. Experiencias de los gobiernos progresistas y debates en la izquierda latinoamericana. Guadalajara: CALAS, Universidad de Guadalajara, 2019. DOI: https://doi.org/10.1515/9783839448892
LAYRARGUES, Philippe. Manifesto por uma Educação Ambiental indisciplinada. Ensino, Saúde e Ambiente, Número Especial, p. 44-88, 2020.
LEFF, Enrique. A aposta pela vida. Imaginação sociológica e imaginários sociais nos territórios ambientais do sul. Petrópolis: Vozes, 2016.
LEFF, Enrique. Aventuras da epistemologia ambiental: Da articulação das ciências ao diálogo de saberes. São Paulo: Cortez, 2012.
LEFF, Enrique. Complexidade, racionalidade ambiental e diálogo de saberes. Educ. Real, Porto Alegre, v. 34, n. 03, p. 17-24, 2009.
LEFF, Enrique. Racionalidad Ambiental. México D.F: Siglo Veintiuno Editores, S.A, 2004.
LIMA, Gustavo; LAYRARGUES, Philippe. Mudanças climáticas, educação e meio ambiente: para além do conservadorismo dinâmico. Educar em Revista, Curitiba, n.3 Edição Especial, p.73-88, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.38108
LOUBACK, Andreia; LIMA, Leticia Maria. Quem precisa de Justiça Climática no Brasil? Disponível em: https://acervo.socioambiental.org/acervo/livros/quem-precisa-de-justica-climatica-no-brasil Acesso em: 22 Set, 2022.
LOUREIRO, Carlos Federico. Contribuições teórico-metodológicas para a educação ambiental com povos tradicionais. Ensino, Saúde e Ambiente, Número Especial, p. 133-146, 2020. DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a40188
LOUREIRO, Carlos Federico. Premissas teóricas para uma educação ambiental transformadora. Ambiente e Educação, n.8, p. 37-54, 2003.
MANFRINATE, Rosana; SATO, Michele; PAZOS, Araceli. Entrelaçamentos entre justiça climática e educação ambiental: diálogos com mulheres de comunidades tradicionais do Mato Grosso e Galícia. Pesquisa em Educação Ambiental, Ahead of Print, p.171-191, 2019. DOI: https://doi.org/10.18675/2177-580X.2019-14592
MAZZEO, Néstor; JACOBI, Pedro Roberto. Construcción del diálogo ciencia- política en análisis y la gestión del cambio climático. In: RYAN, Daniel; GORFINKIEL, Denise (Coord). Toma de decisiones y cambio climático: acercando la ciencia y la política en América Latina. Montevideo: UNESCO, 2016.
MILANEZ, Bruno; FONSECA, Igor. Justiça climática e eventos climáticos extremos: uma análise da percepção social no Brasil. Terceiro Incluído, v.1, n.2, jul./dez./2011.
MURAD, Alfonso; TAVARES, Sinivaldo. Justiça ambiental e sustentabilidade: Alertas e esperanças. Perspectiva Teológica, Belo Horizonte, v. 55, n. 2, p. 283-290,2023. DOI: https://doi.org/10.20911/21768757v55n2p283/2023
PARDO, Mercedes; ORTEGA, Jordi. Justicia ambiental y justicia climática: el camino lento, pero sin retorno, hacia el desarrollo sostenible justo. BARATARIA. Revista Castellano-Manchega de Ciencias Sociales, n. 24, p. 83-100, 2018. DOI: https://doi.org/10.20932/barataria.v0i24.415
QUARANTELLI, Enrico Louis. Uma agenda de pesquisa do século 21 em ciências sociais para os desastres: questões teóricas, metodológicas e empíricas, e suas implementações no campo profissional. O Social em Questão, núm. 33, p. 25-56, 2015.
ROBINSON, Mary. Justiça Climática. Esperança, resiliência e a luta por um futuro sustentável. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2021.
SCHLOSBERG, David; COLLINS, Lisette. From environmental to climate justice: climate change and the discourse of environmental justice. New York: WIREs Climate Change, 2014. DOI: https://doi.org/10.1002/wcc.275
SCOTTI, Guilherme; PEREIRA, Diego. Injustiça climática: a desigualdade social como violação à garantia de direitos. Revista Direito Público, v. 19, n. 104, out./dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.11117/rdp.v19i104.6728
SHUE, Henry. Climate justice: vulnerability and protection. Oxford: Oxford University Press, 2014.
STEIN, Penelope; STEIN, Michael. Disability, Human Rights, and Climate Justice. Human Rights. Quarterly, v.44, n. 1, p. 81-110, 2022. DOI: https://doi.org/10.1353/hrq.2022.0003
SAUVÉ, Lucie. Educación Ambiental y ecociudadanía: un proyecto ontogénico y político. Revista Eletrônica Mestrado Educação Ambiental, Edição especial, VI Encontro Paranaense de Educação Ambiental, p.261-278, 2017. DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.7306
TAMAIO, Ireneu; GOMES, Giselly; WILLMS, Elni Elisa. Processos formativos em educação ambiental com foco na crise climática: algumas vivências. Ciência Geográfica, Bauru, v. XXIV, n.4, p. 1933-1948, 2020.
YILDIRIM, Beyza. Climate justice at the local level: the case of Turkey. POLITIKON. The IAPSS Journal of Political Science, v.45, p.7-30, 2020. DOI: https://doi.org/10.22151/politikon.45.1
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Olga Alicia Gallardo Milanés, Adriana Soares Dutra

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os (as) autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os (as) autores(as) mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) em qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.







