Educação Ambiental e incêndios no Pantanal em 2020

“Foi um choque de pôr juízo em doido”

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14850

Keywords:

Educação Ambiental, Literatura, Pantanal, João Guimarães Rosa, Emergência climática

Abstract

O objetivo do texto é discutir um aspecto da crise de emergência climática, os incêndios no Pantanal. Parte-se da reportagem poética Entremeio com o vaqueiro Mariano de João Guimarães Rosa, para interligar questões ligadas à literatura, à crise de emergência climática e à educação ambiental, questões pertinentes entre si e com possibilidades educativas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, vinculada ao Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA) da UFMT. Moore (2016) argumenta que os grupos que mais sofreram com os incêndios foram os pantaneiros, ribeirinhos e demais comunidades tradicionais da região. Conclui-se que a literatura pode ser uma aliada da educação ambiental, por apresentar elementos que permitem discutir a ação humana sobre o bioma do Pantanal.

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Author Biographies

Elni Elisa Willms, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Professora da Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT. Pedagoga. Realiza pesquisas sobre arte e educação, literatura e educação ambiental. Vinculada aos grupos de Pesquisa GEIFEC e LAB-ARTE, ambos da Faculdade de Educação da USP e ao Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte, GPEA, da UFMT. 

Izabele Joana Silva Nogueira, Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2019), integrante do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA), mestranda do PPGE UFMT na linha de pesquisa Movimentos Sociais, Política e Educação. Atualmente é professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Cuiabá. izabelejoana@gmail.com

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Published

2022-12-26

How to Cite

Willms, E. E., & Silva Nogueira, I. J. . (2022). Educação Ambiental e incêndios no Pantanal em 2020: “Foi um choque de pôr juízo em doido”. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 27(2), 1–19. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14850

Issue

Section

Educação Ambiental e Justiça Climática