Concepções e práticas na construção do saber sobre o meio ambiente

Carmen Dal Lago

Resumo


Este trabalho tem como objetivo principal estudar o processo de construção do saber ambiental no contexto escolar do ensino fundamental. O estudo foi realizado em três escolas de Porto Alegre, onde buscamos identificar as ações desenvolvidas por professores e alunos no sentido de sensibilizar o contexto escolar para o estudo sobre o meio ambiente. As questões envolvendo a preocupação ambiental podem ser percebidas de diferentes formas, conforme as condições de vida de cada um. A repercussão do saber ambiental depende do grau de interesse e das percepções das pessoas quanto a questões ambientais. Apesar do crescimento dos projetos envolvendo o tema meio ambiente, eles ainda estão desintegrados do currículo formal, porque as atividades de educação ambiental ocorrem no turno inverso ao das aulas. A construção do saber ambiental ainda é um processo muito recente para que as mudanças necessárias no sistema de ensino sejam mais significativas.

Palavras-chave


Construção do saber. Meio ambiente. Ensino fundamental.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Flag Counter