Educação Ambiental crítica ou conservadora? Elementos para uma reflexão crítica acerca do projeto ECOA
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i1.7390Palavras-chave:
Educação Ambiental crítica, Educação Ambiental conservadora, Projeto ECOA, Resex de Tauá-MirimResumo
O presente artigo propõe a reflexão acerca de um projeto de Educação Ambiental realizado por um empreendimento siderúrgico na Zona Rural do município de São Luís-MA. A partir de levantamento bibliográfico e de páginas eletrônicas e de entrevistas com moradores "atendidos” pelo projeto, busca caracterizar tal projeto dentro dos marcos teóricos da contemporânea reflexão acerca da Educação Ambiental: ou seria movido por uma educação ambiental caracterizada como conservadora ou por uma educação ambiental crítica. A pesquisa conclui que o referido projeto compõe o primeiro grupo e, dentro do quadro de conflitos ambientais existentes nesta região, não contribui para o fortalecimento do processo de resistência das populações locais. Critical or conservative environmental education? Elements for a critical reflection on the ECOA project The present article proposes the reflection about an Environmental Education project carried out by a steel enterprise in the Rural Area of the municipality of São Luís-MA. From a bibliographical survey and electronic pages and interviews with residents "attended" by the project, it seeks to characterize such a project within the theoretical frameworks of the contemporary reflection on Environmental Education: or it would be moved by an environmental education characterized as conservative or by an education The study concludes that this project is the first group and, within the framework of environmental conflicts in this region, does not contribute to the strengthening of the resistance process of the local populations. Keywords: Critic Environmental Education, Conservative Environmental Education, ECOA, Resex de Tauá-Mirim.Downloads
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Publicado
2018-07-11
Como Citar
Sousa, T., & Sant’Ana Júnior, H. A. de. (2018). Educação Ambiental crítica ou conservadora? Elementos para uma reflexão crítica acerca do projeto ECOA. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 23(1), 100–121. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i1.7390
Edição
Seção
Dossiê Temático Conflitos; Injustiça, Desigualdade e Educação Ambiental na América Latina