Educação Ambiental crítica ou conservadora? Elementos para uma reflexão crítica acerca do projeto ECOA

Autores

  • Tauan Sousa Instituto Federal do Maranhão
  • Horácio Antunes de Sant'Ana Júnior Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i1.7390

Palavras-chave:

Educação Ambiental crítica, Educação Ambiental conservadora, Projeto ECOA, Resex de Tauá-Mirim

Resumo

O presente artigo propõe a reflexão acerca de um projeto de Educação Ambiental realizado por um empreendimento siderúrgico na Zona Rural do município de São Luís-MA. A partir de levantamento bibliográfico e de páginas eletrônicas e de entrevistas com moradores "atendidos” pelo projeto, busca caracterizar tal projeto dentro dos marcos teóricos da contemporânea reflexão acerca da Educação Ambiental: ou seria movido por uma educação ambiental caracterizada como conservadora ou por uma educação ambiental crítica. A pesquisa conclui que o referido projeto compõe o primeiro grupo e, dentro do quadro de conflitos ambientais existentes nesta região, não contribui para o fortalecimento do processo de resistência das populações locais. Critical or conservative environmental education? Elements for a critical reflection on the ECOA project The present article proposes the reflection about an Environmental Education project carried out by a steel enterprise in the Rural Area of the municipality of São Luís-MA. From a bibliographical survey and electronic pages and interviews with residents "attended" by the project, it seeks to characterize such a project within the theoretical frameworks of the contemporary reflection on Environmental Education: or it would be moved by an environmental education characterized as conservative or by an education The study concludes that this project is the first group and, within the framework of environmental conflicts in this region, does not contribute to the strengthening of the resistance process of the local populations. Keywords: Critic Environmental Education, Conservative Environmental Education, ECOA, Resex de Tauá-Mirim.

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Biografia do Autor

Tauan Sousa, Instituto Federal do Maranhão

Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão (2016). . Professor EBTT (Sociologia) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Campus Zé Doca). Integrante do Grupo de Estudos: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA).

Horácio Antunes de Sant'Ana Júnior, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Ciências Humanas - Sociologia - pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente atua na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), como professor Associado III no Departamento de Sociologia e Antropologia (DESOC); professor permanente dos Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCSoc) e em Políticas Públicas (PGPP); e líder do Grupo de Estudos: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA).

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Publicado

2018-07-11

Como Citar

Sousa, T., & Sant’Ana Júnior, H. A. de. (2018). Educação Ambiental crítica ou conservadora? Elementos para uma reflexão crítica acerca do projeto ECOA. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 23(1), 100–121. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i1.7390

Edição

Seção

Dossiê Temático Conflitos; Injustiça, Desigualdade e Educação Ambiental na América Latina