Valores e comportamento ecológico: dimensões para Educação Ambiental em Parques Urbanos

Autores

  • Danielle Abud Pereira Universidade de Brasília - UnB
  • Claudia Pato Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Valores pessoais, comportamento ecológico, educação ambiental, parque ecológico

Resumo

Este estudo tem por objetivo investigar os valores e o comportamento ecológico de usuários de um parque público no Distrito Federal e articular a educação ambiental como elemento mediador para proteção de ambientes naturais. Os resultados, desta pesquisa multimétodos, reforçam a cultura coletivista brasileira e sugerem a predominância do cuidado consigo mesmo e com o outro mais próximo. Valores e comportamentos ecológicos contribuem para releitura da paisagem como meio de encontrar no ambiente as respostas para uma educação que reforça a construção de uma cidadania, fundada em princípios éticos e no engajamento dos sujeitos para um presente e futuro sustentáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Abud Pereira, Universidade de Brasília - UnB

Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília. Com atuação em Educação Ambiental

Claudia Pato, Universidade de Brasília

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília – UnB, professora da Faculdade de Educação da UnB com atuação em Educação Ambiental e Psicologia Ambiental.

Downloads

Publicado

2016-09-14

Como Citar

Pereira, D. A., & Pato, C. (2016). Valores e comportamento ecológico: dimensões para Educação Ambiental em Parques Urbanos. Ambiente &Amp; Educação, 20(2), 81–101. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/5829

Edição

Seção

Artigos