Raízes da liberdade

vivências socioambientais com mulheres em privação de liberdade através do projeto MEL

Autores

  • Maria Rita Taques Michalski Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Brasil https://orcid.org/0000-0002-3667-124X
  • Alessandra Suota Slaga Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Brasil
  • Luiz Panhoca Fundação Manfred Max Neef Brasil (FMM-Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i2.19843

Palavras-chave:

Socioambiental. Extensão Universitária. Educação ambiental. Mulheres privadas de liberdade. Tecnologia Social.

Resumo

Roots of freedom: socio-environmental experiences with women in deprivation of liberty through the MEL project

O artigo apresenta padrões de justificativas e detalha dados e percepções do processo de construção da oficina de uma horta orgânica na Jornada de Desenvolvimento de Mulheres privadas de Liberdade vinculada ao projeto MEL. Utilizando-se da Pesquisa-Ação, se trata do relato de um projeto típico de extensão, o método utilizado não foi desenvolvido “a priori” sobre as tradições de pesquisa qualitativa, mas sim a elaboração deste artigo, para descrever a avaliação do rigor ou para articular as justificativas para o uso de determinados procedimentos. Este tópico articula o processo de desenvolvimento e suas considerações e apresenta os padrões de relato que foram gerados a partir da pesquisa-ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Rita Taques Michalski, Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Brasil

Mestre em Desenvolvimento Territorial Sustentável pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Coordenadora da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/UFPR.

Alessandra Suota Slaga, Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Brasil

Graduanda em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Técnica em Agropecuária pelo Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola da Lapa. Bolsista no projeto MEL/ITCP.

Luiz Panhoca, Fundação Manfred Max Neef Brasil (FMM-Brasil)

Pós-Doutor em Geografia. Doutor em Controladoria e Contabilidade.

Referências

AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION (APA). Manual of the American Psychological Association. 7. ed. APA 7. ed. Washington, DC: APA, 2022 DOI: 10.1037/000016S-000.

BERGSON, H. A evolução criadora. Rio de Janeiro: Opera Mundi, 1971.

CHRISTENSEN, L. B.; JOHNSON, B. R.; TURNER, L. A. Research Methods, Design, and Analysis. 11. ed. London: Pearson Education, 2014.

CRESWELL, J. W. Qualitative inquiry and research design: choosing among five approaches. Thousand Oaks, CA: Sage.

CRISTIANE, M. A.; SEMINOTTI, N. O grupo e o paradigma da complexidade em Edgar Morin. Psicologia USP, v. 17, n. 2, p. 135-155, Jun. 2006. DOI: 10.1590/S0103-65642006000200006.

CRISTÓVÃO, A.; FERRÃO, P.; MADEIRA, R.; TIBÉRIO, M. L.; RAÍNHO, M. J.; TEIXEIRA, M. S. Circles and Communities, Sharing Practices and Learning: Looking at New Extension Education Approaches. Journal of Agricultural Education and Extension, v. 15, n. 2, 191-203, 2009. DOI: 10.1080/13892240902909122.

DAGNINO, R. P. Tecnologia social: Ferramenta para construir outra sociedade. 2. ed. rev. e ampl. Campinas, SP: Komedi, 2010.

DENZIN, N. K; LINCOLN, I. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

GERGEN, K. J. Pursuing excellence in qualitative inquiry. Qualitative Psychology, v. 1, p. 49–60, 2014. DOI: 10.1037/qup0000002.

GERGEN, K. J., JOSSELSON, R.; FREEMAN, M. The promises of qualitative inquiry. American Psychologist, v. 70, p. 1–9, 2015. DOI 10.1037/a0038597.

GIL, G. Raça Humana. In: GIL, G. Álbum Raça Humana. Gravado em: abril de 1984, estúdios Tuff Gong (Kingston, Jamaica); Record Plant (Nova Iorque, EUA); estúdio Nas Nuvens (Rio de Janeiro, Brasil). Gravadora Warner Music Brasil, lançado em: 29 out. 1984.

GIORGI, A. The descriptive phenomenological method in psychology: a modified Husserlian approach. Pittsburgh, PA: Duquesne University Press. 2009.

GLASER, B. G.; STRAUSS, A. L. The discovery of grounded theory: Strategies for qualitative research. Chicago, IL: Aldine. 1967.

HARDING, S. After the neutrality ideal: science, politics, and ‘strong objectivity. Social Research, v. 59, n. 3, p. 567–87, 1992. Published By: The Johns Hopkins University Press.

HAVERKAMP, B. E. Ethical perspectives on qualitative research in applied psychology. Journal of Counseling Psychology, v. 52, p. 146–155, 2005. DOI: 10.1037/0022-0167.52.2.146.

HERNÁNDEZ M. G.; NGUYEN, J.; CASANOVA, S.; SUÁREZ-OROZCO, C.; SAETERMOE C. L. Doing no harm and getting it right: guidelines for ethical research with immigrant communities. New Dir Child Adolesc Dev. n. 141, Fall, p. 43-60, 2013. DOI: 10.1002/cad.20042.

KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

KRONBERGER, N.; WAGNER, W. Keywords in context: Statistical analysis of text features. In: BAUER, M.; GASKELL, G. (orgs.). Qualitative Researching with Text, Image and Sound. London: Sage, 2000.

KUCKARTZ, U. Qualitative text analysis: A a guide to methods, practice and using software. Thousand Oaks, CA: Sage, 2014. DOI: 10.4135/9781446288719.

LEVITT, H. M.; MOTULSKY, S. L.; WERTZ, F. J.; MORROW, S. L.; PONTEROTTO, J. G. Recommendations for designing and reviewing qualitative research in psychology: Promoting methodological integrity. Qualitative Psychology, v. 4, n. 1, p. 2–22, 2017. DOI: 10.1037/qup0000082.

LOLIERI, M. A. Reforma do pensamento e da educação. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 4, p. 131–138, 2009. DOI: 10.5585/cpg.v4n0.1801.

MCLEOD, J. Qualitative research in counseling and psychotherapy. Thousand Oaks, CA: Sage, 2011.

MOLINER, P. On Serge Moscovici’s 95th anniversary: The theory of social representations -— history, postulates and dissemination. RUDN Revista de Psicologia e Pedagogia, v. 17, n. 3, p. 542–553, 2020. DOI: 10.22363/2313-1683-2020-17-3-542-553.

MORIN, E. Ciência com consciência. 15. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

MORIN, E. Educação e complexidade: Os sete saberes e outros ensaios. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

MORIN, E. O método 1: A natureza da natureza. 2. ed. Lisboa: Europa-América, 1977.

MORIN, E. O método 4: As ideias. Porto Alegre: Sulina, 1998.

MORROW, S. L. Quality and trustworthiness in qualitative research in counseling psychology. Journal of Counseling Psychology, v. 52, p. 250–260, 2005. DOI: 10.1037/0022-0167.52.2.250

MOSCOVICI, S. Toward a theory of conversion behavior. Advances in Experimental Social Psychology, v. 13, p. 209–239, 1980. DOI: 10.1016/S0065-2601(08)60133-1.

MOSCOVICI, S. La psychanalyse, son image et son public. Paris: Presses Universitaires de France, 1961.

MOSCOVICI, S.; ZAVALLONI, M. The group as a polarizer of attitudes. Journal of Personality and Social Psychology, v. 12, n. 2, p. 125–135, 1969. DOI: 10.1037/h0027568.

MOSCOVICI, S. Preconditions for explanation in social psychology. European Journal of Social Psychology, v.19, n. 5, p. 407–430, 1989. DOI: 10.1002/ejsp.2420190402.

MOSCOVICI, S.; LAGE, E. Studies in social influence: III. Majority versus minority influence in a group. European Journal of Social Psychology, v. 6, n. 2, p. 149–174, 1976. DOI: 10.1002/ejsp.2420060202.

OLIVEIRA, J. Moeda sem efígie: a crítica de Hans Jonas à ilusão do progresso. Curitiba: Kotter Editorial, 2023.

OLIVEIRA, J.; BORGES, W. Ética de Gaia: Estudos de ética socioambiental. São Paulo: Paulus, 2008.

PONTEROTTO, J. G. Qualitative research in counseling psychology: a primer on research paradigms and philosophy of science. Journal of Counseling Psychology, v. 52, p. 126–136, 2005. DOI: 10.1037/0022-0167.52.2.126.

POZZI, C. E. Repensamento epistemológico do direito e seus outros-mares: reconhecimento e inserção das práticas de pluriparentalidade nas famílias contemporâneas. Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM. Congresso. Anais [...]. 2010. Disponível em : https://ibdfam.org.br/_img/congressos/anais/228.pdf Acesso em 20/mai/2025

RENNIE, M. D. Health Education Models and Food Hygiene Education. Perspectives in Public Health, v. 115, n. 2, 1995, p. 75-79, 1995. DOI: 10.1177/146642409511500203

ROHWER, D. Designing ex post facto and experimental studies. 2. ed. New York: Routledge, 2022. eBook ISBN: 9781003057703.

SANTOS, B. de S. Direito e democracia: A reforma global da justiça. In: PUREZA, J.;

FERREIRA, A. C. (orgs.). In A Teia Global: movimentos sociais e instituições. Porto: Edições Afrontamento, 2002. p. 125–176.

SILVA, A. C. J. da; LIMA, A. F. de; SILVA, B. B.; RAPOSO, J. G., FARIA, M. S. de. Economia Solidária: O banco comunitário Jardim Botânico da comunidade do São Rafael. João Pessoa: Ed. CCTA/UFPB, 2015.

SINGER, P. Entrevista com Paul Singer: Economia solidária. Estudos Avançados, v. 22, n. 62, abr. 2008. DOI: 10.1590/S0103-40142008000100020.

WERTZ, F. J. The method of eidetic analysis for psychology. In T. F. CLOONAN e C. THIBOUTOT (Eds.):The redirection of psychology: essays in honor of Amedeo P. Giorgi (p. 26l–278). Montréal, Québec, Canada: L’Université duq Uébec a` Montréal et Rimouski, Le Cercle Interdisciplinaire de Recherches Phénoménologiques. 2010. p. 26l–278.

Downloads

Publicado

2025-10-14

Como Citar

Michalski, M. R. T., Slaga, A. S., & Panhoca, L. (2025). Raízes da liberdade: vivências socioambientais com mulheres em privação de liberdade através do projeto MEL. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 30(2), 1–19. https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i2.19843

Artigos Semelhantes

<< < 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.