Sobre a Revista

A Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), mantém-se desde 1999 como espaço relevante para divulgação científica na área. Com publicações em português e espanhol, reúne autores de diferentes regiões do Brasil e da América Latina, voltando-se a pesquisadores, docentes e estudantes interessados em questões socioambientais e educacionais. Integrante do Qualis CAPES desde 2003, possui conceito A3 (2017–2020), consolidando-se como referência editorial na interface entre educação e meio ambiente.

Edição Atual

v. 42 n. 2 (2025): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental: Fluxo Contínuo
					Visualizar v. 42 n. 2 (2025): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental: Fluxo Contínuo
Publicado: 2025-08-15

Artigos

  • As temáticas ambientais trabalhadas na Universidade Federal de Rondônia, campus Ariquemes

    Nathan Lima da Silveira, Clarides Henrich de Barba, Rosângela da Silva Soares Santos
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.17245
  • Educação ambiental e Extensão popular como movimentos para a construção da primeira horta comunitária de Araranguá-SC

    Eduardo Fernandes Martinello, Wanderley de Jesus Souza, José Carlos Virtuoso
    21-42
    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.15855
  • Parque Estadual Cunhambebe, Rio de Janeiro-Brasil educação ambiental em unidades de conservação

    Hedinene Costa, Daniel Fonseca de Andrade
    43-64
    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.16292
  • A cultura do café sombreado reflexões sobre a Educação Ambiental no Maciço de Baturité, Ceará

    Sofia Ribeiro, Filipe Xavier, Iracema Loiola
    65-88
    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.15356
  • A Educação Ambiental na formação de professores um olhar sobre os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas das Universidades Federais do sudeste brasileiro

    Amanda Nogueira Lessa, Benjamin Carvalho Teixeira Pinto
    89-110
    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.16603
  • A educação ambiental e a mobilização e participação social nos planos municipais de saneamento básico

    Carla Teresinha do Amaral Rodrigues, Dione Iara Silveira Kitzmann
    111-131
    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.17071
  • Ações de Educação Ambiental em espaços não formais de ensino e aprendizagem em análise o Colégio Estadual Rui Barbosa, em Araguaína, Tocantins

    André de Oliveira Moura Brasil, Claudia Scareli-Santos, Patrícia Carneiro da Silva
    132-153
    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.15853
  • Indicador de Educação Ambiental como reflexo nos casos de dengue no município de Cruz das Almas - BA

    Brenno Vilas Verde Caldas, Yugo Uei Yih Liu, Henrique dos Anjos da Conceição Silva, Lidiane Mendes Kruschewsky Lordelo
    154-175
    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.17945
  • Processo de Educação Ambiental em estudos interdisciplinares prático-teóricos

    Andréia Cristina da Motta, Daniela Maimoni de Figueiredo, Selma de Souza Nunes, Marcos Alves Fausto
    176-197
    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.16649
  • Percepções e práticas de Educação Ambiental dos professores em uma escola estadual de Rolim de Moura - Rondônia

    Kellyson Silva de Souza, Patricia Helena Mirandola Garcia
    198-219
    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.16769
  • Conhecimentos e práticas de professores de ciências e biologia sobre racismo ambiental

    Laura Moreira Pinto Santiago, Julio Cesar Soares Gomes, Zilene Moreira Pereira
    220-241
    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.17475

Educação Ambiental e Justiça Climática no Nordeste - Relatos de Experiências

  • Práticas lúdicas de educação ambiental e justiça climática no Nordeste para a primeira infância

    Meire Rosa Ferreira Boaventura, João de Araújo Ramos Neto, Paula Ivani Medeiros dos Santos
    242-262
    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.19405
  • Vidas, escola e comunidade Educação Ambiental e protagonismo juvenil no enfrentamento da crise climática em Jaboatão dos Guararapes – PE

    Anielise da Conceição Campêlo, Helena Maria Barbosa da Paz Chaves Coriolano, Luciana Maria Araújo Rabêlo
    263-283
    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.19419
  • Educação ambiental e justiça climática uma proposta de sequência didática com o gênero textual canção para aulas de língua portuguesa

    Fabiano Prates, Fernando Varjão de Sousa
    284-300
    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.19406
  • Fanzines para promoção da Educação Ambiental com foco em Justiça Climática

    Antonia Regina Barbosa Silva, Elaine de Jesus Souza, Cinthia Beatrice da Silva Telles
    301-321
    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.19401
  • Caatinga integração de saberes no Sertão pernambucano

    Maria Adeniza Viturino, Marcella Nunes Amorim, André Luiz Lopes Toledo
    322-340
  • Água e sustentabilidade em debate intervenção pedagógica no alto sertão sergipano

    Ismael de Almeida, Marcondes Costa Dantas
    341-360
    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.19404
  • Educação ambiental frente à crise climática gestão de resíduos, práticas e reflexões em uma equipe terceirizada do TRT-RN

    Paulo Filgueira, Thiago Augusto Xavier Campos
    361-377
    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.19435
  • Percepção ambiental sobre mudanças climáticas por meio de incentivo a construção de uma horta orgânica em escola municipal de Landri Sales-PI

    Raynara da Silva, Weslley Maycon Neris Batista
    378-395
    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.19409
  • Manguezal vivo um projeto de educação ambiental na escola

    Keise Ayrla Assunção da Silva, Tito Matias-Ferreira Júnior, Analete Souza Sales
    396-411
    DOI: https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.19432
Ver Todas as Edições