Um estudo das concepções de Educação Ambiental de alunos regulares e da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental<br>Un estudio de las concepciones de Educación Ambiental de alumnos regulares y de la Educación de Jóvenes y Adultos de la Enseñanza Fundamental<br>A study about conceptions of Environmental Education of regular students and the Education of Young and Adults of Elementary School

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v36i1.8811

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Relação ser humano e natureza, Relação trabalho e natureza

Resumo

O artigo apresenta uma analise do entendimento sobre as concepções de Educação Ambiental de alunos do Ensino Fundamental II nas modalidades regular e Educação de Jovens e Adultos de dois colégios estaduais do município de Paranaguá́, PR. A pesquisa foi realizada através de questionários e foram definidas Unidades de Analise a partir da utilização da Análise do Conteúdo. A análise das respostas dos discentes realizou-se através do Padrão de Argumentos de Toulmin - TAP, que foi escolhida devido às características das respostas obtidas. Os resultados demonstraram que ainda há em grande parte dos discentes a falta de contextualização sobre a questão ambiental, o sistema econômico, o consumo, e a produção de lixo, sem vinculação com uma totalidade. El artículo presenta un análisis del entendimiento sobre las concepciones de Educación Ambiental de alumnos de la Enseñanza Fundamental II en las modalidades regular y Educación de Jóvenes y Adultos de dos colegios estatales del municipio de Paranaguá, PR. La investigación se realizó a través de cuestionarios y se definieron Unidades de Análisis a partir de la utilización del Análisis del Contenido. El análisis de las respuestas de los alumnos se realizó a través del Estándar de Argumentos de Toulmin - TAP, que fue elegida debido a las características de las respuestas obtenidas. Los resultados demostraron que todavía hay en gran parte de los discentes la falta de contextualización sobre la cuestión ambiental, el sistema económico, el consumo, y la producción de basura, sin vinculación con una totalidad. The article presents an analysis of the understanding of the concepts of environmental education of students of Elementary Education II in the regular modalities and Youth and Adult Education of two state schools of the city of Paranaguá, PR. The research was carried out through questionnaires and Analysis Units were defined from the use of Content Analysis. The analysis of students' responses was carried out through the Toulmin Arguments Pattern- TAP, which was chosen due to the characteristics of the answers obtained. The outcomes showed that the lack of contextualization on the environmental issue, the economic system, the consumption, and the production of trash, without linking with a totality, still exist in a large part of the students.

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Biografia do Autor

Érica Tobias de Oliveira, Professora da Rede Pública do Estado do Paraná.

Mestre em Ensino das Ciências Ambientais - UFPR.

Christiano Nogueira, Universidade Federal do Paraná / Setor Litoral

Doutor em Educação Ambiental - FURG Professor do Programa de Pós-graduação em Rede para o Ensino das Ciências Ambientais - UFPR

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Publicado

2019-05-01

Como Citar

Oliveira, Érica T. de, & Nogueira, C. (2019). Um estudo das concepções de Educação Ambiental de alunos regulares e da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental<br>Un estudio de las concepciones de Educación Ambiental de alumnos regulares y de la Educación de Jóvenes y Adultos de la Enseñanza Fundamental<br>A study about conceptions of Environmental Education of regular students and the Education of Young and Adults of Elementary School. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 36(1), 357–373. https://doi.org/10.14295/remea.v36i1.8811

Edição

Seção

Artigos