Pertencimento: um elo conectivo entre o ser humano, a sociedade e a natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.10918

Palavras-chave:

Pertencimento, ComVivência Pedagógica, Reencontro com o natural

Resumo

O presente artigo é um recorte da dissertação de mestrado “A relação entre o sentimento de pertencimento e a educação ambiental” e busca problematizar o sentimento de pertencimento como um elemento estruturante para o processo formativo de Educação Ambiental. As reflexões deste estudo representam um olhar (entre muitos olhares possíveis) pautado em emoções que constituem a identidade do nosso “ser” humano e natural. Ao longo do trabalho destacamos elementos que nos ajudam a pensar e repensar os princípios formativos presentes na “ComVivência Pedagógica”, como: a postura conectiva; a intencionalidade transformadora; a promoção da reflexão crítica; a indignação ética; a desestabilização criativa; e ressaltamos a emoção do pertencer – fundamentais na desconstrução de sentidos hegemônicos da modernidade e no reencontro com o natural.

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Biografia do Autor

Débora Gisele Graúdo dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Mauro Guimarães, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

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Publicado

2020-08-21

Como Citar

Santos, D. G. G. dos, & Guimarães, M. (2020). Pertencimento: um elo conectivo entre o ser humano, a sociedade e a natureza. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(3), 208–223. https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.10918