PRÁTICAS DE LEITURA E QUESTÕES AMBIENTAIS EM LIVROS DIDÁTICOS

Autores/as

  • Raquel Lazzari Leite Barbosa Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, São Paulo/SP

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2809

Palabras clave:

Ensino fundamental e médio, Livros didáticos, Prática de leitura, Meio ambiente.

Resumen

Os conteúdos inseridos em livros didáticos costumam estar estreitamente relacionados ao modo como uma sociedade se vê em diferentes momentos de sua história e à preservação de certos valores dentro dessa sociedade. Assim, a qualidade de saberes e o tipo de formação que se quer difundir no meio social, por via de textos editados para atender à escolaridade, encontram balizas em interferências de ordem sócio-político-econômico-cultural próprias dos momentos vividos pela sociedade. O trabalho envolve o estudo de práticas de leitura e representações sobre meio ambiente contidas em livros didáticos indicados por escolas públicas da cidade de Assis-SP, nos anos de 1997, 2000 e 2003 (Ensino Fundamental e Médio nas disciplinas de Ciências, Geografia e História). O objetivo foi entrar na discussão sobre a interação entre conteúdos inseridos em livros didáticos, adotados por escolas, e a realidade vivida por alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raquel Lazzari Leite Barbosa, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, São Paulo/SP

Professora Livre-docente do Departamento de Educação da FCL - UNESP- Assis-SP e Professora Orientadora do Programa de Mestrado em Educação da FFC-UNESP - Marília-SP.

Publicado

2012-09-23

Cómo citar

Barbosa, R. L. L. (2012). PRÁTICAS DE LEITURA E QUESTÕES AMBIENTAIS EM LIVROS DIDÁTICOS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 22. https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2809