Aproximações entre paulo freire e educação ambiental emancipatória: uma análise partindo da ética, da estética, da política e da epistemologia

Authors

  • Cauê Lima Canabarro Universidade Federal do Rio Grande - FURG.
  • Caroline Terra de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande - FURG.
  • Maria de Fátima Santos da Silva Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4567

Keywords:

Práxis. Educação Ambiental Emancipatória. Paulo Freire

Abstract

Buscaremos neste trabalho relacionar alguns conceitos centrais da obra de Paulo Freire no sentido de compreender os fundamentos de tais conceitos, bem como a atualidade de sua contribuição para o pesquisador que busca desenvolver um trabalho no campo da Educação Ambiental. Assim, abordaremos algumas formulações sobre as noções de ética, estética, política e epistemologia, dentro dos limites desta escrita, a partir da leitura de algumas de suas obras, principalmente os livros Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Autonomia e À sombra desta mangueira. Tratar desses elementos, na concepção freireana, implica compreendê-los a luz de sua relação com a totalidade do pensamento desse autor e também na inter-relação desses conceitos entre si. Um estudo de cada um desses conceitos de forma estanque nos condicionaria necessariamente a uma distorção do pensamento de Paulo Freire, o qual, como demonstraremos, pressupõe uma unicidade de seu pensamento e de sua ação, unicidade essa que é anunciada em sua centralidade na práxis humana como elemento fundamental para a compreensão e transformação do homem e da sociedade; perspectiva presente em todo o desenvolvimento de sua teoria pedagógica.

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Author Biographies

Cauê Lima Canabarro, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Mestrando em Educação Ambiental e Bacharel em História. Bolsista da Capes REUNI no Projeto de Educação Patrimonial e Ambiental do Centro de Documentação Histórica da FURG

Caroline Terra de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Doutoranda em Educação Ambiental, Mestre em Educação Ambiental, Especialista em Rio Grande do Sul e Licenciada em História. Bolsista da Capes-REUNI no Projeto de Educação Patrimonial e Ambiental do Centro de Documentação Histórica da FURG.

Maria de Fátima Santos da Silva, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Doutorando em Educação Ambiental, Mestre em Educação Ambiental, Especialista em Rio Grande do Sul, Licenciada em História; Professora de História na Rede Pública Municipal de Rio Grande; Professora Pesquisadora II na Especialização em Gestão de Pólos – UFPel

Published

2014-08-12

How to Cite

Canabarro, C. L., de Oliveira, C. T., & da Silva, M. de F. S. (2014). Aproximações entre paulo freire e educação ambiental emancipatória: uma análise partindo da ética, da estética, da política e da epistemologia. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 23. https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4567