Aproximações entre paulo freire e educação ambiental emancipatória: uma análise partindo da ética, da estética, da política e da epistemologia
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4567Palabras clave:
Práxis. Educação Ambiental Emancipatória. Paulo FreireResumen
Buscaremos neste trabalho relacionar alguns conceitos centrais da obra de Paulo Freire no sentido de compreender os fundamentos de tais conceitos, bem como a atualidade de sua contribuição para o pesquisador que busca desenvolver um trabalho no campo da Educação Ambiental. Assim, abordaremos algumas formulações sobre as noções de ética, estética, política e epistemologia, dentro dos limites desta escrita, a partir da leitura de algumas de suas obras, principalmente os livros Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Autonomia e À sombra desta mangueira. Tratar desses elementos, na concepção freireana, implica compreendê-los a luz de sua relação com a totalidade do pensamento desse autor e também na inter-relação desses conceitos entre si. Um estudo de cada um desses conceitos de forma estanque nos condicionaria necessariamente a uma distorção do pensamento de Paulo Freire, o qual, como demonstraremos, pressupõe uma unicidade de seu pensamento e de sua ação, unicidade essa que é anunciada em sua centralidade na práxis humana como elemento fundamental para a compreensão e transformação do homem e da sociedade; perspectiva presente em todo o desenvolvimento de sua teoria pedagógica.Descargas
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Publicado
2014-08-12
Cómo citar
Canabarro, C. L., de Oliveira, C. T., & da Silva, M. de F. S. (2014). Aproximações entre paulo freire e educação ambiental emancipatória: uma análise partindo da ética, da estética, da política e da epistemologia. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 23. https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.4567
Número
Sección
Artigos