Educação ambiental e Extensão popular como movimentos para a construção da primeira horta comunitária de Araranguá-SC
DOI:
https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.15855Palavras-chave:
Agricultura Urbana, Agroecologia, Meio AmbienteResumo
É comum ver espaços urbanos subutilizados nas cidades atualmente, fruto de uma especulação imobiliária predatória. A conversão destes espaços em territórios vivos é possível e necessária e a agricultura urbana apresenta-se como possibilidade para além de uma melhor utilização do espaço urbano se não, também, de produção de alimento. Neste sentido, a Educação Ambiental apresenta estratégias metodológicas para tal conversão, em consonância com as estratégias metodológicas propostas pelo educador brasileiro Paulo Freire. Neste artigo, portanto, buscou-se apresentar uma experiência exitosa do uso da Educação Ambiental como possibilidade de transição de um terreno subutilizado para um território vivo, onde são produzidos alimentos de forma comunitária para as pessoas que passam por situação de vulnerabilidade alimentar no município de Araranguá, no extremo sul de Santa Catarina. Como resultado, foi possível observar o engajamento comunitário e a construção do conhecimento pelos educandos, de acordo com a práxis freiriana.
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