PROMOÇÃO DA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS EM BACIA HIDROGRÁFICA: APRENDIZAGEM DO PROJETO PIAVA

Beate Frank

Resumo


O artigo apresenta uma análise do processo de aprendizagem interna vivenciado pela equipe do Projeto Piava, desenvolvido entre 2005 e 2010 na bacia hidrográfica do Itajaí. Este Projeto teve o objetivo de construir uma política de proteção da água, promovendo o engajamento da sociedade na gestão dos recursos hídricos e o fortalecimento do Comitê do Itajaí, por meio de um vasto conjunto de ações de educação ambiental.
Internamente, a execução do Projeto implicou num processo de aprendizagem interdisciplinar e social, cujo
alcance e importância são aqui examinados por meio de uma pesquisa qualitativa com os profissionais envolvidos. Os resultados mostram o desafio técnico e conceitual que representa a promoção da gestão de recursos hídricos em bacia hidrográfica e o quanto os valores coletivos da equipe e as estratégias metodológicas de integração são importantes na superação de tais desafios.

Palavras-chave


Gestão de recursos hídricos; aprendizagem social; educação ambiental; bacia hidrográfica do rio Itajaí; Projeto Piava.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3399

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental



Indexadores
Portal de Periódicos - Capes Repositório DSpace Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - IBICT Diadorim Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras Google Acadêmico The Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Alemanha) OEI - Biblioteca Digital Diretório Luso-Brasileiro Repositórios e Revistas de Acesso Aberto LATINDEX REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)
Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., E-ISSN 1517-1256, ISSN 2318-4884, Rio Grande, Brasil.