O CONCEITO DE GESTÃO ESCOLAR NA ECOPEDAGOGIA

Autores

  • Hilda Gomes Dutra Magalhães Fundação Universidade Federal do Tocantins, palmas, Tocantins.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v17i0.3085

Palavras-chave:

Gestão escolar, Ecopedagogia, Desenvolvimento sustentável.

Resumo

O envolvimento da gestão escolar na formação da sociedade sustentável é fundamental. Entretanto, qual seria o modelo de gestão que poderia melhor atender aos objetivos da Ecopedagogia? Esta é a questão central desse artigo, em que nos propomos refletir sobre o tipo de gestão escolar mais adequado aos interesses da Ecopedagogia. A partir da avaliação dos limites da Democracia, concluímos que o conceito de gestão mais apropriado à ecoformação é o de gestão democrática, entretanto não uma democracia laica, como a que se tem propagado nas escolas e em outras esferas organizacionais, mas uma democracia vista como um processo de gestão mediado não apenas pela instância política, mas também pela espiritual. Na prática, isso significa que a participação e a espiritualidade passam a ser formas de manifestação da gestão escolar, preparando os indivíduos para a cidadania planetária, mas também para o exercício da verdadeira fraternidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hilda Gomes Dutra Magalhães, Fundação Universidade Federal do Tocantins, palmas, Tocantins.

Doutora em Teoria da Literatura, Fundação Universidade Federal do Tocantins, Programa de Mestrado em Ciências do Ambiente.

Downloads

Publicado

2012-11-09

Como Citar

Magalhães, H. G. D. (2012). O CONCEITO DE GESTÃO ESCOLAR NA ECOPEDAGOGIA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 17. https://doi.org/10.14295/remea.v17i0.3085