EDUCAÇÃO AMBIENTAL: INTERAÇÃO NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO ATRAVÉS DE TRILHA ECOLÓGICA

Flávia Biondo da Silva, Simone Ceccon, Cíntia Güntzel Rissato, Theomaris Reimann da Silveira, Carla Denise Tedesco, João  Valdemar Grando

Resumo


Vivemos uma profunda crise ambiental mundial que coloca em risco não só a qualidade de vida, mas a continuidade da mesma. Surge, então, na década de 60, a Educação Ambiental com o objetivo de aproximar o ser humano de seu meio, sensibilizá-lo pela responsabilidade frente aos problemas ambientais e da necessidade da participação de todos para garantir as dinâmicas da vida. O Campus, sede da Universidade de Passo Fundo (UPF), por possuir áreas verdes interessantes, o zoológico, o serpentário e o museu zoobotânico, recebe inúmeros visitantes que integram o conhecimento a momentos de recreação, tornando o local um ponto atrativo para comunidade regional da Universidade e que também tornou-se alvo de interesse do Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (MUZAR) para a realização do Projeto “Educação Ambiental: Interação no Campus Universitário através de Trilha Ecológica”, que de maneira mais abrangente, aproveitou melhor as condições do Campus Universitário, aplicando os princípios de educação ambiental segundo a Declaração da Tbilisi (1977).

Palavras-chave


Educação Ambiental; trilha ecológica; trilha interpretativa; metodologia educacional; interação ambiental.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v17i0.3022

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