A INCLUSÃO DO TEMA MEIO AMBIENTE NOS CURRÍCULOS ESCOLARES

Pedrina Alves Moreira Oliveira Viana, José Everaldo Oliveira

Resumo


Conhecer a importância da inclusão do tema Meio Ambiente nos currículos escolares para os professores do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série de uma escola municipal de Itapetinga-BA foi o problema central deste trabalho. Para isso, buscou-se verificar a importância de se trabalhar a Educação Ambiental no cotidiano escolar, a formação e qualificação dos docentes, conhecer a compreensão dos educadores quanto a temática e averiguar de que maneira os profissionais utilizam o Parâmetro Curricular Nacional de Meio Ambiente. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram questionários (objetivos e subjetivos) e consulta da proposta pedagógica da instituição. Os resultados obtidos demonstraram que os docentes reconhecem a importância de trabalhar a Educação Ambiental na prática educativa. Entretanto, a dificuldade de desenvolver um trabalho pautado nos princípios de transversalidade e interdisciplinaridade se faz presente devido a falta de preparação dos profissionais para desenvolver esta temática.

Palavras-chave


Educação ambiental; formação continuada; política ambiental.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v16i0.2777

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