Educação ambiental na gestão universitária

algumas questões controversas para reflexão

Autores

  • Daniela Cassia Sudan Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP
  • Vânia Gomes Zuin Leuphana University, Alemanha e Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v41i1.14875

Palavras-chave:

educação ambiental crítica, Teoria Crítica, universidade

Resumo

A partir de uma tese de doutorado, busca-se neste trabalho problematizar a formação socioambiental de servidores atuantes na gestão universitária. O corpus de dados foi produzido a partir de entrevistas em grupos focais, memórias de reuniões e anotações de campo. Três categorias emergiram de uma releitura teórico-crítica dos dados: i) o papel controverso dos “não docentes” na EA; ii) o lugar da gestão ambiental na EA (ou é o inverso?); iii) o dilema de “saber se divulgar”. Os aportes da Teoria Crítica e da EA Crítica apontam para: i) a importância da abordagem da tensão entre teoria e prática; ii) a relevância da compreensão de que a EA não pode prescindir de processos educadores apesar de não excluir a gestão ambiental; iii) a atualidade da indústria cultural dada a superficialidade de certas abordagens em processos de EA.

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Biografia do Autor

Daniela Cassia Sudan, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1997), mestrado (2005) e doutorado (2017) em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Educadora da Universidade de São Carlos – USP, Brasil.

Vânia Gomes Zuin, Leuphana University, Alemanha e Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, Brasil

Professora titular do Instituto de Química Sustentável, da Faculdade de Sustentabilidade da Universidade Leuphana e professora do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ-UFSCar), São Carlos, SP, Brasil. E-mail: vania.zuin@leuphana.de, vaniaz@ufscar.br

 

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Publicado

2024-04-15

Como Citar

Sudan, D. C., & Gomes Zuin, V. . (2024). Educação ambiental na gestão universitária: algumas questões controversas para reflexão. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 41(1), 132–152. https://doi.org/10.14295/remea.v41i1.14875