Pedagogia das Ruas como práxis de resistência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.10954

Palavras-chave:

socialismo, ambiente, ruas, práxis

Resumo

Este ensaio pretende responder a chamada do XI Encontro e Diálogos em Educação Ambiental (EDEA), apresentando em um primeiro momento as bases epistemológicas que sustentam minhas práticas pedagógicas no âmbito universitário e escolar, reafirmando o socialismo ambiental como uma das possibilidades de enfrentamento ao capitalismo globalitário neoliberal fortalecido na última década pelo ressurgimento de posturas políticas totalitárias. Logo a seguir descrevo como no âmbito universitário venho construindo umapráxis pedagógica com graduandos e duas comunidades escolares de Uruguaiana focando nas ações desenvolvidos pelo Componente Curricular Complementar de Graduação Movimento e Ambiente e pelo Grupo de Estudos Movimento e Ambiente neste ano de 2019.

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Biografia do Autor

Alvaro Luis Avila da Cunha, Universidade Federal do Pampa

Licenciatura Pena em Educação Física Mestre em Educação Doutor em Educação Ambiental

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Publicado

2020-08-21

Como Citar

Cunha, A. L. A. da. (2020). Pedagogia das Ruas como práxis de resistência. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(3), 365–378. https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.10954

Edição

Seção

Seção Especial: XI EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (FIM)