OFICINA DE FOTOGRAFIA COMO VEÍCULO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EEM SAÚDE: EXEMPLO DA FAVELA DO DETRAN, NATAL-RN

Autores

  • Tadeu Mattos Farias Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
  • Anna Carolina Vidal Matos

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3101

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Educação em Saúde, Comunidade, Favela, Oficina de Fotografia.

Resumo

O presente trabalho trata de uma oficina de fotografia sobre educação ambiental e em saúde, organizada por estagiários de psicologia, em 2007, na favela do DETRAN, situada no bairro de Cidade Nova, no município de Natal – RN. As condições ambientais do bairro, como despejo inadequado de lixo, alagamentos, contaminação de alimentos, dentre outras, se destacam como causadoras de grande parte dos problemas de saúde, o que fez com que a Unidade de Saúde da Família local articulasse tal ação. A oficina teve quatro participantes, e buscou captar o olhar dos adolescentes sobre as condições ambientais locais. Teve como prerrogativa as noções de empoderamento e de participação da comunidade na solução dos problemas locais. Os objetivos da ação foram de discutir, a partir das fotografias, as relações entre ambiente e saúde local e levar esse diálogo para o restante da comunidade, além de criar as bases para outras ações de educação ambiental e em saúde. Para isso adolescentes moradores foram entrevistados em suas casas, e a turma formada participou de quatro encontros, que envolveram: ensinamento dos aspectos básicos da fotografia, discussão das relações entre ambiente e saúde, confecção de máquinas pela técnica Pinhole, fotografia e revelação. As fotos destacaram, principalmente, a exposição dos moradores aos montantes de lixo e à falta de saneamento, além disso, a discussão tratou da higiene nas ruas e nas residências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tadeu Mattos Farias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Mestrando em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Grupo de Estudos Inter-Ações Pessoa-Ambiente.

Anna Carolina Vidal Matos

Graduada em Psicologia. Psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial do município de Assaré-CE.

Downloads

Publicado

2012-11-25

Como Citar

Farias, T. M., & Matos, A. C. V. (2012). OFICINA DE FOTOGRAFIA COMO VEÍCULO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EEM SAÚDE: EXEMPLO DA FAVELA DO DETRAN, NATAL-RN. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 28. https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3101