OFICINA DE FOTOGRAFIA COMO VEÍCULO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EEM SAÚDE: EXEMPLO DA FAVELA DO DETRAN, NATAL-RN

Tadeu Mattos Farias, Anna Carolina Vidal Matos

Resumo


O presente trabalho trata de uma oficina de fotografia sobre educação ambiental e em saúde, organizada por estagiários de psicologia, em 2007, na favela do DETRAN, situada no bairro de Cidade Nova, no município de Natal – RN. As condições ambientais do bairro, como despejo inadequado de lixo, alagamentos, contaminação de alimentos, dentre outras, se destacam como causadoras de grande parte dos problemas de saúde, o que fez com que a Unidade de Saúde da Família local articulasse tal ação. A oficina teve quatro participantes, e buscou captar o olhar dos adolescentes sobre as condições ambientais locais. Teve como prerrogativa as noções de empoderamento e de participação da comunidade na solução dos problemas locais. Os objetivos da ação foram de discutir, a partir das fotografias, as relações entre ambiente e saúde local e levar esse diálogo para o restante da comunidade, além de criar as bases para outras ações de educação ambiental e em saúde. Para isso adolescentes moradores foram entrevistados em suas casas, e a turma formada participou de quatro encontros, que envolveram: ensinamento dos aspectos básicos da fotografia, discussão das relações entre
ambiente e saúde, confecção de máquinas pela técnica Pinhole, fotografia e revelação. As fotos destacaram,
principalmente, a exposição dos moradores aos montantes de lixo e à falta de saneamento, além disso, a discussão tratou da higiene nas ruas e nas residências.

Palavras-chave


Educação Ambiental; Educação em Saúde; Comunidade; Favela; Oficina de Fotografia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3101

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental



Indexadores
Portal de Periódicos - Capes Repositório DSpace Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - IBICT Diadorim Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras Google Acadêmico The Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Alemanha) OEI - Biblioteca Digital Diretório Luso-Brasileiro Repositórios e Revistas de Acesso Aberto LATINDEX REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)
Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., E-ISSN 1517-1256, ISSN 2318-4884, Rio Grande, Brasil.