<b>As implicações das teorias de Vygotsky para uma aprendizagem significativa<b>

Autores/as

  • Luciane Marques Dilli

Palabras clave:

Aprendizagem. ZDP. Ajuda ajustada.

Resumen

Este trabalho pretende enfatizar as implicações das teorias de Vygotsky para os processos escolares. Alguns conceitos, elaborados pelo autor a partir de seus estudos acerca da relação entre desenvolvimento e aprendizagem, quando atrelados à visão construtivista, auxiliam na elaboração de métodos de aprendizagem mais eficazes e significativos que levam os alunos a construírem novos aprendizados. O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), defendido por Vygotsky, possibilita a identificação do nível de desenvolvimento individual da criança, e permite definir os limites da aprendizagem para esta. A ZDP traz vários pressupostos que corroboram com a concepção construtivista de ajuda ajustada, que ressalta a importância da intervenção pedagógica na construção de novos esquemas de conhecimento. Oferecer uma ajuda ajustada à aprendizagem escolar supõe criar ZDP e nela intervir, dar suporte, ajustar a ajuda conforme a necessidade do aluno, para que ele modifique seus esquemas de conhecimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciane Marques Dilli

É graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Pelotas. Está cursando pós-graduação em Educação Ambiental, nível mestrado. Tutorial para cadastro de autores no sistema

Mais informações: Currículo Lattes

Publicado

2010-04-05

Cómo citar

Dilli, L. M. (2010). <b>As implicações das teorias de Vygotsky para uma aprendizagem significativa<b>. Revista Didática Sistêmica, 8, 141–152. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1227

Número

Sección

Artigos de Fluxo Contínuo

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.