O QUESTIONAMENTO COMO GÊNESE DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

discussões a partir da proposta de espiral investigativa

Autores/as

  • Mateus Lorenzon Universidade do Vale do Taquari
  • Jacqueline Silva da Silva Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES)

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v24i2.11905

Palabras clave:

Pergunta. Espiral Investigativa. Planejamento na Abordagem Emergente. Curiosidade.

Resumen

Neste artigo, discute-se as possibilidades de desenvolver um trabalho pedagógico a partir de questionamentos formulados por crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O estudo caracteriza-se como uma aproximação da pesquisa-ação, na qual os dados foram produzidos por meio de filmagens, registros fotográficos, registros em Diários de Campo, análise de planejamento e documentação pedagógica e entrevistas com crianças que frequentam o 3º Ano de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental localizada em Arroio do Meio/RS. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Observa-se que a habilidade de formular bons questionamentos é desenvolvida pelas crianças de modo gradual. Ao contemplar seus interesses na proposta pedagógica abre-se a possibilidade delas assumirem o protagonismo ativo em suas próprias aprendizagens, bem como engajar-se de modo significativo na projetação do planejamento.

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Biografía del autor/a

Mateus Lorenzon, Universidade do Vale do Taquari

Graduado em Pedagogia (UNIVATES). Mestre em Ensino (UNIVATES). Professor das redes públicas de ensino de Arroio do Meio/RS e Lajeado/RS.

Jacqueline Silva da Silva, Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES)

Doutora em Educação (UFRGS). Professora do Programa de Pós Graduação em Ensino (UNIVATES) e do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas (UNIVATES).

Publicado

2023-06-20

Cómo citar

Lorenzon, M., & da Silva, J. S. (2023). O QUESTIONAMENTO COMO GÊNESE DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: discussões a partir da proposta de espiral investigativa. Revista Didática Sistêmica, 24(2), 169–188. https://doi.org/10.14295/rds.v24i2.11905

Número

Sección

Artigos de Fluxo Contínuo

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