NOTAS SOBRE AS DATAS COMEMORATIVAS E SUAS FESTIVIDADES NO PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.18020

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo que tem como intuito problematizar as datas comemorativas e suas festividades no planejamento da Educação Infantil, bem como investigar como as professoras fazem a inclusão de tais datas em seus planejamentos. Em relação ao empreendimento analítico, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com duas professoras atuantes na primeira etapa da Educação Básica, sendo uma na rede municipal, e outra na rede privada. Por meio desta pesquisa pode-se perceber que uma professora reproduz as datas comemorativas e suas festividades em seu planejamento, e a outra não. Também pode-se inferir que ambas têm concepções distintas sobre a inclusão de tais datas, contudo possuem concepções semelhantes sobre planejamento, entendendo a criança como protagonista, colocando-a no centro do processo de planejar. Concluiu-se que ambas as instituições, e por consequência, as professoras, fazem um movimento de reflexão e problematização sobre o planejamento, que inclui pensar reflexivamente sobre a inclusão e as implicações das já citadas datas e suas festividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação–PPGEDU da Universidade Federal do Rio Grande – FURG; Pedagoga, professora do município do Rio Grande e membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância–NEPE.

Ana do Carmo Goulart Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Pedagogia (2000), mestrado em Educação Ambiental (2004) e doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2014). Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande - FURG (modalidades presencial e à distância) e coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE. Integrante do Fórum Gaúcho de Educação Infantil - FGEI e Movimento Interfóruns do Brasil - MIEIB. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sobretudo, quando relacionada aos seus currículos, formação de professores/as e políticas públicas para a infância.

Downloads

Publicado

27-11-2024

Como Citar

Oliveira, J., & Goulart Gonçalves, A. do C. (2024). NOTAS SOBRE AS DATAS COMEMORATIVAS E SUAS FESTIVIDADES NO PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Didática Sistêmica, 26(1), 371–385. https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.18020

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo