NOTAS SOBRE AS DATAS COMEMORATIVAS E SUAS FESTIVIDADES NO PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.18020Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo que tem como intuito problematizar as datas comemorativas e suas festividades no planejamento da Educação Infantil, bem como investigar como as professoras fazem a inclusão de tais datas em seus planejamentos. Em relação ao empreendimento analítico, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com duas professoras atuantes na primeira etapa da Educação Básica, sendo uma na rede municipal, e outra na rede privada. Por meio desta pesquisa pode-se perceber que uma professora reproduz as datas comemorativas e suas festividades em seu planejamento, e a outra não. Também pode-se inferir que ambas têm concepções distintas sobre a inclusão de tais datas, contudo possuem concepções semelhantes sobre planejamento, entendendo a criança como protagonista, colocando-a no centro do processo de planejar. Concluiu-se que ambas as instituições, e por consequência, as professoras, fazem um movimento de reflexão e problematização sobre o planejamento, que inclui pensar reflexivamente sobre a inclusão e as implicações das já citadas datas e suas festividades.