<b>A educação dialógica e a virtualização da linguagem: constituindo o sujeito ecológico<b>

Autores/as

  • Ana Queli Tormes Machado

Palabras clave:

Sujeito Ecológico. Educação dialógica. Virtualização da Linguagem.

Resumen

É através das interações comunicativas e das tensões dialéticas estimuladas pela educação dialogada que o sujeito ecológico se distingue do outro e se constitui socialmente, marcando a sua individualidade e garantindo o seu lugar no mundo. Então, é a linguagem que diferencia os indivíduos, dando-lhes características próprias e contribuindo com o surgimento de novos processos de virtualização, os quais, no caso do sujeito ecológico, estão relacionados aos aspectos que favorecem a continuidade existencial dos fatores naturais e sociais que garantem o equilíbrio ambiental do planeta Terra. Devido a isso, este artigo tem como objetivo compreender como a linguagem, que é importante para que o sujeito conquiste e domine um determinado espaço na sociedade em que vive, e os processos de virtualização, que estão presentes em suas constituições discursivas, contribuem na formação psíquica, social e ambiental do sujeito ecológico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Queli Tormes Machado

Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de lingua portuguesa, gênero textual, pluralidade sociocultural, charge e parâmetros curriculares nacionais. Tutorial para cadastro de autores no sistema

Mais informações: Currículo Lattes

Publicado

2010-03-09

Cómo citar

Machado, A. Q. T. (2010). <b>A educação dialógica e a virtualização da linguagem: constituindo o sujeito ecológico<b>. Revista Didática Sistêmica, 9, 12–23. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1161

Número

Sección

Artigos de Fluxo Contínuo

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.