Jogos Lógicos de Tabuleiro: imersão no território escolar

Liliane Ferrari Giordani, Renato Perez Ribas

Resumo


Este artigo analisa os dados da primeira fase da pesquisa Jogos Lógicos de Tabuleiro: imersão no território escolar, que propõe um estreito vínculo entre a extensão universitária e o ensino na promoção de encontros de formação docente, estudo e experimentação de currículos mais abertos e menos disciplinares. Os registros seguem a orientação do método cartográfico, constituindo-se em um movimento processual, correlacional e colateral, de construção de mapas, observações, anotações, interferências e inferências que se entrecruzam em meio as atividades propostas. Em 2014, participaram mais de 1.200 estudantes da educação básica, sendo cerca de 80 professores formados e 40 escolas envolvidas. Os indicadores apontam a aceitação dos alunos pelos jogos propostos, bem como a incorporação desses nas escolas, reinventando e redescobrindo novas formas de aprendizagem,além da mudança de visão dos professores em relação aos alunos que “não aprendem”, “desinteressados” ou “que perturbam”, tencionando outras formas de construir conhecimento.

Palavras-chave


Jogos lógicos de tabuleiro; Formação de professores; Currículo; Raciocínio lógico.

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REDSIS -Revista Didática Sistêmica,ISSN 1809-3108, Rio Grande/RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br