Um espaço de adequação infantil: o Patronato Agrícola Visconde da Graça

Magda de Abreu Vicente

Resumo


O presente trabalho faz parte da formulação do projeto de mestrado em andamento, na linha de pesquisa de História da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas sob orientação da Profª Drª Giana Lange do Amaral. Esta pesquisa pretende traçar o perfil dos alunos que se dirigiam ao Patronato Agrícola Visconde da Graça, hoje, Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça no período de 1923 (sua criação) até 1934 (quando passou a ser denominado Aprendizado Agrícola Visconde da Graça) na cidade de Pelotas-RS. Também é intenção deste estudo visualizar as relações cotidianas estabelecidas dentro do ambiente escolar numa pretensão de entender a “pedagogia do internar”. As fontes utilizadas para este estudo serão as fichas dos alunos, as correspondências anuais, os relatórios anuais, entrevistas e fotografias.

Palavras-chave


Patronato. Ensino Agrícola. Internato (internar) e conformação de mão-de-obra.

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REDSIS-Revista Didática Sistêmica, ISSN 1809-3108, Rio Grande-RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br

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