<b>Um espaço de adequação infantil: o Patronato Agrícola Visconde da Graça<b>

Autores

  • Magda de Abreu Vicente

Palavras-chave:

Patronato. Ensino Agrícola. Internato (internar) e conformação de mão-de-obra.

Resumo

O presente trabalho faz parte da formulação do projeto de mestrado em andamento, na linha de pesquisa de História da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas sob orientação da Profª Drª Giana Lange do Amaral. Esta pesquisa pretende traçar o perfil dos alunos que se dirigiam ao Patronato Agrícola Visconde da Graça, hoje, Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça no período de 1923 (sua criação) até 1934 (quando passou a ser denominado Aprendizado Agrícola Visconde da Graça) na cidade de Pelotas-RS. Também é intenção deste estudo visualizar as relações cotidianas estabelecidas dentro do ambiente escolar numa pretensão de entender a “pedagogia do internar”. As fontes utilizadas para este estudo serão as fichas dos alunos, as correspondências anuais, os relatórios anuais, entrevistas e fotografias.

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Biografia do Autor

Magda de Abreu Vicente

Atualmente cursa mestrado em História da Educação na Universidade Federal de Pelotas. Possui especialização em História do Brasil pela Universidade Federal de Pelotas e Graduação em História pela mesma instituição. Tutorial para cadastro de autores no sistema

Mais informações: Currículo Lattes

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Publicado

2010-04-06

Como Citar

Vicente, M. de A. (2010). &lt;b&gt;Um espaço de adequação infantil: o Patronato Agrícola Visconde da Graça&lt;b&gt;. Revista Didática Sistêmica, 8, 212–225. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1324

Edição

Seção

Artigos