O QUE TRAZ BOAS NOVAS (MONSIEUR LAZHAR): O CINEMA COMO LEITURA E O TEXTO COMO UM PRESENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v22i1.11631

Palavras-chave:

Cinema, Formação de professores, Leitura de textos visuais.

Resumo

O cinema, tanto como atividade de laser, como incorporado no âmbito da sala de aula promove reflexões. O presente artigo constitui-se no relato de uma atividade de leitura de um texto visual, ocorrida em uma disciplina de um curso de mestrado profissional, cujos alunos ou já atuam como docentes ou almejam ser. Destaca-se que este artigo refere-se ao estudo da obra cinematográfica utilizada, o filme “O que traz boas novas” e observações acerca de como o mesmo foi utilizado na sala de aula a partir das percepções da docente e do grupo de estudantes. Cinema, enquanto linguagem diferenciada, pode ser uma constante nas práticas educativas. Entende-se que filmes devidamente selecionados e adequados para o público com que trabalhamos atuam como textos e suscitam questionamentos dos mais variados. A abordagem da obra cinematográfica deve ser realizada conforme as características do grupo de discentes e do nível de ensino em que se inserem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Augusta Martiarena de Oliveira, Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/RS

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Pelotas (2001), Mestrado (2005) e Doutorado (2012) em Educação - linha de pesquisa Filosofia e História da Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação e de História, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação, Fotografia, Educação na Primeira República, História do Rio Grande do Sul, História do Brasil e da América Latina. Atualmente é pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Downloads

Publicado

2021-02-05

Como Citar

de Oliveira, M. A. M. (2021). O QUE TRAZ BOAS NOVAS (MONSIEUR LAZHAR): O CINEMA COMO LEITURA E O TEXTO COMO UM PRESENTE. Revista Didática Sistêmica, 22(1), 56–65. https://doi.org/10.14295/rds.v22i1.11631