<b>A educação dialógica e a virtualização da linguagem: constituindo o sujeito ecológico<b>

Autores

  • Ana Queli Tormes Machado

Palavras-chave:

Sujeito Ecológico. Educação dialógica. Virtualização da Linguagem.

Resumo

É através das interações comunicativas e das tensões dialéticas estimuladas pela educação dialogada que o sujeito ecológico se distingue do outro e se constitui socialmente, marcando a sua individualidade e garantindo o seu lugar no mundo. Então, é a linguagem que diferencia os indivíduos, dando-lhes características próprias e contribuindo com o surgimento de novos processos de virtualização, os quais, no caso do sujeito ecológico, estão relacionados aos aspectos que favorecem a continuidade existencial dos fatores naturais e sociais que garantem o equilíbrio ambiental do planeta Terra. Devido a isso, este artigo tem como objetivo compreender como a linguagem, que é importante para que o sujeito conquiste e domine um determinado espaço na sociedade em que vive, e os processos de virtualização, que estão presentes em suas constituições discursivas, contribuem na formação psíquica, social e ambiental do sujeito ecológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Queli Tormes Machado

Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de lingua portuguesa, gênero textual, pluralidade sociocultural, charge e parâmetros curriculares nacionais. Tutorial para cadastro de autores no sistema

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

09-03-2010

Como Citar

Machado, A. Q. T. (2010). <b>A educação dialógica e a virtualização da linguagem: constituindo o sujeito ecológico<b>. Revista Didática Sistêmica, 9, 12–23. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1161

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo