REFLEXÕES SOBRE A DIMENSÃO ESTÉTICA DA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL DE LEV VIGOTSKI

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DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17549

Mots-clés :

Docência, Formação docente, Licenciatura

Résumé

O presente ensaio teórico objetiva apresentar reflexões sobre a importância da dimensão estética na formação docente inicial, partindo, para tanto, de uma concepção de estética baseada nos fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural e do materialismo histórico-dialético. As reflexões suscitaram dois apontamentos interdependentes e (in)conclusos sobre tal dimensão no percurso de formação docente inicial: a) a dimensão estética como um convite para docentes pensarem, sentirem e criarem; b) a dimensão estética como promotora de experiências de estesia na docência. Entendemos ser necessário construir alternativas à educação tecnicista na sociedade neoliberal vigente que promove a alienação, e defendemos a inserção da dimensão estética na formação inicial docente para favorecer processos de criação que qualifiquem a educação.

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Amaxwell Davi Barros de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em Psicologia pela Universidade Potiguar (2021). Cursando Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Cynara Teixeira Ribeiro, Universidade Federal do Rio grande do Norte

Doutora em Psicologia (UFBA); mestra em Psicologia Social (PUC/SP) e graduada em Psicologia (UFRN). Professora Associada do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Orientadora de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diretora do Centro de Educação da UFRN.

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Publié-e

2024-12-16

Comment citer

Barros de Souza, A. D., & Ribeiro, C. T. (2024). REFLEXÕES SOBRE A DIMENSÃO ESTÉTICA DA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL DE LEV VIGOTSKI. Momento - Diálogos Em Educação, 33(3), 213–230. https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17549