REFLEXÕES SOBRE A DIMENSÃO ESTÉTICA DA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL DE LEV VIGOTSKI
DOI :
https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17549Mots-clés :
Docência, Formação docente, LicenciaturaRésumé
O presente ensaio teórico objetiva apresentar reflexões sobre a importância da dimensão estética na formação docente inicial, partindo, para tanto, de uma concepção de estética baseada nos fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural e do materialismo histórico-dialético. As reflexões suscitaram dois apontamentos interdependentes e (in)conclusos sobre tal dimensão no percurso de formação docente inicial: a) a dimensão estética como um convite para docentes pensarem, sentirem e criarem; b) a dimensão estética como promotora de experiências de estesia na docência. Entendemos ser necessário construir alternativas à educação tecnicista na sociedade neoliberal vigente que promove a alienação, e defendemos a inserção da dimensão estética na formação inicial docente para favorecer processos de criação que qualifiquem a educação.
Téléchargements
Références
AZEVEDO, Maria Nizete de.; SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. Atividade criadora coletiva: unidade de resistência do trabalho docente. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 39, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/QC5tzgvdVgsHpRJ3bMtHYcg/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 jun. 2024.
BARILLI, Renato. Curso de Estética. Lisboa: Editorial Estampa, 1994.
BARROCO, Sonia Mari Shima.; TULESKI, Silvana Calvo. Vigotski: o homem cultural e seus processos criativos. Psic. da Ed., São Paulo, v. 24, pp. 15-33, 2007. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1414-69752007000100003&script=sci_abstract. Acesso em: 15 jun. 2024.
BARROS, Manoel de. Livro sobre nada. Rio de Janeiro: Record, 1996.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Obras escolhidas: Magia e técnica, arte e política. 6 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
CARVALHO, Carla. Da relação com o saber em arte. In: PINO, A.; SCHLINDWEIN, L. M.; NEITZEL, A. A. (org.). Cultura, escola e educação criadora: formação estética do ser humano. Curitiba: Editora CRV, 2010, p. 101-117.
CONTRERAS, José. A autonomia de professores. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Paradigmas contemporâneos da formação docente. In: SOUZA, J. V. A. et al.. (org.). Formação de professores para a educação básica: dez anos de LDB. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 253-264.
DUARTE JR, João Francisco. Fundamentos estéticos da educação. Campinas: Editora Papirus, 1988.
DUARTE JR, João Francisco. A Montanha e o videogame: escritos sobre Educação. Campinas: Papirus, 2010.
DUARTE JR, João Francisco. Entrevista com João Francisco Duarte Jr. Revista Contrapontos, v. 12, n. 3, p. 362-367, 2012. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/4039. Acesso em: 15 jun. 2024.
FERREIRA, Luciana Haddad. Educação estética e prática docente: exercício de sensibilidade e formação. 2014. 333 p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, 2014.
FERREIRA, Suzanna Neves; MILITÃO, Andréia Nunes. O TRABALHO EDUCATIVO: ENTRE A HUMANIZAÇÃO E A ALIENAÇÃO. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, v. 2, n. 2, 2018. Disponível em: https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4766. Acesso em: 15 jun. 2024.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Paz e Terra, 1993.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Trad. Daniel Bueno. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
KOSIK, Karel. La crise des temps modernes. Paris: Les Éditions de la passion, 2003.
LAGAR, Fabiana Margarita Gomes. Concepções de formação docente. Anais do IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino, 2011, Goiânia - GO. Disponível em: http://cepedgoias.com.br/edipe/ivedipe/pdfs/didatica/co/256-544-1-SM.pdf. Acesso em: 15 jun. 2024.
MARTINS, Lígia Márcia. O legado do século XX para a formação de professores. In: MARTINS, L. M.; DUARTE, N. (org.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora. 2010. cap. 1, p. 13-31.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Martin Claret, 2002.
MENEGHETTI, Francis Kanashiro. O que é um ensaio-teórico?. Revista de Administração Contemporânea, v. 15, n. 2, p. 320-332, 2011. Disponível em:
NÓVOA, Antônio. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
NÓVOA, Antônio. Conhecimento profissional docente e formação de professores. Rev. Bras. Educ., v. 27, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/TBsRtWkP7hx9ZZNWywbLjny/#. Acesso em: 15 jun. 2024.
PEREIRA, Marcos Villela. A estética da professoralidade: um estudo interdisciplinar sobre a subjetividade do professor. 1996. Tese (Doutorado em Supervisão e Currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
PEREIRA, Marcos Villela. O limiar da experiência estética: contribuições para pensar um percurso de subjetivação. Pro-Posições, Campinas, v. 23, n. 1, p. 183-195, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/sQFMpDZ3pfqhFYjwQVmLVQL/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 jun. 2024.
PINO, Angel. A produção imaginária e a formação do sentido estético. Reflexões úteis para uma educação humana. Pro-Posições, v. 17, n. 2, 2006. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643628. Acesso em: 15 jun. 2024.
PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. Processos multidimensionais na formação de professores. In: ARAÚJO, M. I. O.; OLIVEIRA, L. E. (org.). Desafios da formação de professores para o século XXI. 1 ed. Sergipe: Editora Universidade Federal de Sergipe, 2008, v. 1, p. 185-198, 2008.
RAUSCH, Rita Buzzi et al.. Formação estética de professores o que revelam as pesquisas em educação no Brasil?. Atos de Pesquisa em Educação, v. 14, n. 1, p. 29-56, 2019. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8113. Acesso em: 15 jun. 2024.
REIS, Alice Casanova dos et al.. Mediação Pedagógica: mudança e permanência no olhar estético em contexto de escolarização formal. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 17, n. 1, p. 51-60, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/6JtvwPS7xrtdQFDJfyJRQnr/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 jun. 2024.
ROBERTI, Um olhar sobre a “vivência” através do seu autor: conceitos e traduções na obra de Vigotski. Fractal: Revista de Psicologia, v. 31, n. 1, p. 16-19, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/fractal/a/dN98bm7J3M3XftmqBNDZCzJ/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 15 jun. 2024.
SANTOS, Maurício Inácio dos; Carlos Betlinski. Experiência e racionalidade estética no trabalho docente. Devir Educação, v. 4, n. 2, p. 343-372. Disponível em: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/223. Acesso em: 15 jun. 2024.
SANTOS, Maurício Inácio dos; Carlos Betlinski. A experiência estética na prática docente da Educação Básica. Rev. Teias, v. 22, n. 67, p. 450-465, 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/53043. Acesso em: 15 jun. 2024.
SCHLINDWEIN, Luciane Maria. Arte e desenvolvimento estético na escola. In: PINO, A.; SCHLINDWEIN, L. M.; NEITZEL, A. A. (org.). Cultura, escola e educação criadora: formação estética do ser humano. Curitiba: Editora CRV, 2010, p. 31-50.
SCHLINDWEIN; Luciane Maria.; SOARES, Maria Luiza Passos. A ressignificação da formação do professor a partir de vivências estéticas. Contrapontos, v. 7, n. 2, p. 381-391, 2007. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/914. Acesso em: 15 jun. 2024.
SILVESTRE, Magali Aparecida.; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. Modelos de formação e estágio curriculares. Form. Doc., v. 03, n. 05, p. 30-45, 2011. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/download/44/34
SOUZA; Vera Lucia Trevisan; ANDRADA, Paula Costa de. Contribuições de Vigotski para a compreensão do psiquismo. Estudos de Psicologia, v. 20, n. 3, p. 355-365, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/F937bxTgC9GgpBJ8QhCKs6F/?lang=pt#. Acesso em: 15 jun. 2024.
STEIN, Vinícius. Formação artística e estética de professores e crianças: desenvolvimento da criação com Artes Visuais na Educação Infantil. 2019. 140p. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
VALÉRIO, Marcelo. Autonomia de professores. Educar em Revista, v. 00, n. 66, p. 327-332, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/4RKqThSNk7MjSf4Hq3mJd6S/?lang=pt#. Acesso em: 15 jun. 2024.
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. As ideias estéticas de Marx. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Um convite à estética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009.
ZAPOROTZHETS, Alexander Vladimirovich. Los sentimentos. In: Colectivo de autores. Temas de psicología. La Habana: Editorial Pueblo y Educacion, 1982.
ZANELLA, Andrea Vieira. Educação Estética e Atividade Criadora. In: ZANELLA, A. V. (org.). Psicologia histórico-cultural em foco: aproximações e alguns de seus fundamentos e conceitos. Florianópolis: Edições do Bosque/UFSC, 2020, p. 89-106.
ZANELLA, Andrea Vieira. Educação estética, docência e experiência: entretecendo ciência, arte e vida no encontro com memórias esquecidas da cidade. Rev. Ed. e Cul. Cont., v. 18, n. 54, p. 366-381, 2021. Disponível em: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/8917. Acesso em: 15 jun. 2024.
ZANELLA, Andrea Vieira. et al.. Relações estéticas, atividade criadora e constituição do sujeito: algumas reflexões sobre a formação de professores(as). Cad. psicopedag., v. 6, n. 10, 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-10492006000100002. Acesso em: 15 jun. 2024.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Momento - Diálogos em Educação 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.