CIÊNCIA, TECNOLOGIA E DIVULGAÇÃO:

desafios que enfrentamos hoje

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v30i03.13594

Mots-clés :

Ciência, Tecnologia, Ensino e divulgação.

Résumé

Este artigo trata sobre um levantamento bibliográfico de como pode estar sendo divulgada a ciência e tecnologia na atualidade. A temática tratada é referente a ciência e tecnologia. Para isso, nos valemos de referenciais teóricos de pesquisas feitas no ano 2020, onde teve começo a pandemia COVID-19 no Brasil, e como está chegando na sociedade e no setor educativo as experiências nesse novo contexto. Além, de compreender a divulgação da ciência e tecnologia como foco para a inclusão social. Se fez um levantamento de artigos publicados no google acadêmico com relação ao tema desta pesquisa, fazendo logo uma escolha de 03 artigos publicados. A publicação que oferecem conhecimento científico, bem como conteúdo útil e pertinente, especialmente associado à ciência, foi possível estabelecer um relacionamento mais próximo e suscitar o engajamento de visão no setor da educação e na sociedade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Richar Nicolas Duran, Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG

Licenciado em Física e Matemática pela Universidade de Los Andes (ULA) Venezuela, Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Estadual de Ponta Grossa UEPG Paraná. Bolsista CAPES. Especialista em Ensino Básico em Educação Superior pela ULA. Pesquisador ativo do Centro Regional de Pesquisa em Ensino de Ciência e Filosofia na ULA Núcleo Trujillo. Venezuela.

Hernani Batista da Cruz, Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG Paraná Brasil

Doutorando em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Mestre em Ensino de Física (UEPG). Graduação em Bacharelado em Física (UEPG). Graduação em Licenciatura em Física (UTFPR). Graduado em Tecnologia em Sistemas para Internet (UNIÃO). Formação Técnica em Papel e Celulose, e Eletrotécnica (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI/PR). Entre as atividades desenvolvidas nos Colégios pode-se destacar o desenvolvimento de projetos voltados para feiras de ciências utilizando Arduino e animações em 3D para reabilitação.

 

Jesus Ramon Briceño, Universidade Federal do Rio Grande: Rio Grande, RS, BR

Doctor en Física (Universidad de Turín-Italia) con una Maestría en Ingeniería de Control (ULA) y la Escolaridad del Doctorado en Instrumentación (UCV). Doctor en Ciencias de la Educación (UFT). Actualmente Profesor visitante del Mestrado Nacional Profesional em Ensino de Física – MNPEF, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Brasil. Profesor Titular (jubilado) adscrito a y al CRINCEF, Centro Regional de Investigación Científica y de la Enseñanza de la Física (NURR-ULA), siendo uno de sus miembros Coordinador General del Centro y actualmente se desenvuelve como coordinador de investigación educativa. Investigador reconocido desde el 2003 (PEI 2003, intercalados cada dos años hasta el 2019), así como también PPI nivel I en el 2006 y nivel II EN EL 2007. Ha publicado algunos libros en Venezuela y Brasil sobre algunos temas de la enseñanza aprendizaje de la Física, la complejidad y las Nuevas Tecnologías, y algunos artículos de carácter científico y pedagógico en el campo de las ciencias y en particular en Física, así como sobre la complejidad y las tecnologías digitales educativas. Ha sido Coordinador de los Laboratorios de Física y Coordinador del área de Física. Actuó como Coordinador del Diplomado en Enseñanza de la Física dictado en el NURR-ULA y formó parte de la Comisión encargada de elaborar y presentar el proyecto de Maestría en Enseñanza y Aprendizaje de la Física y de la Matemática. Fue el Coordinador del Convenio ULA-UPEL para la Maestría en Educación, mención Enseñanza de la Física, además de Coordinador del proyecto de Maestría en Didáctica de las Ciencias Naturales y Exactas.

Références

ALLCOTT, H.; GENTZKOW, M. social media and Fake News in the 2016 Election. Journal of Economic Perspectives, Pitsburgh, Vol. 31, n. 2, p. 211-236, 2017.

AMARAL, J. J. F. Como fazer uma pesquisa bibliográfica. Fortaleza, CE: Universidade Federal do Ceará, 2007. Disponível em: http://200.17.137.109:8081/xiscanoe/courses-1/mentoring/tutoring/Como%20fazer%20pesquisa%20bibliografica.pdfAcesso em: 01 set. 2021.

ASSAD, M.L e FUJIHARA, R.T. Ciência, Tecnologia e Sociedade em tempos de pandemia. Ciência, Tecnologia & Ambiente, vol. 9, e09164. 2019. https://doi.org/10.4322/2359-6643.09164.

AZEVEDO, M. O ensino de ciências naturais - reprodução ou produção de conhecimentos III Congresso Internacional de Educação e IV Encontro de Pesquisa em Educação. Universidade Federal do Piauí. 2006.

BRANDÃO R, SILVA R. Divulgação científica na luta contra notícias falsas em tempos de covid-19. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação. Rio de Janeiro: v.5, n.2,2020.E-ISSN 2596-058X. Disponível em: https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/179/181 Acesso em: 11 de agosto 2021

CARVALHO M, LIMA L; COELI C. Ciência em tempos de pandemia. Revista CSP Caderno de Saúde pública. Editorial-Editorial. V. 36 (4). 2020. doi: 10.1590/0102-311X00055520. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/7rjVr95Q7SDnRk5ZCD6ZrKC/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 03 de agosto 2021.

DANTAS, L e DECCACHE- MAIA, E. Scientific Dissemination in the fight against fake news in the Covid-19 times. Research, Society and Development, 9(7): 1-18, e797974776. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.47761. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4776/4217 Acesso em: 10 de agosto 2021.

EICHENBAUM, M. S., Rebelo, S. & Trabandt, M. (2020). The Macroeconomics of Epidemics. Report No.: 26882. [citado em 2021 sep. 23]. Disponível em: https://www.nber.org/papers/w26882.

FREIRE-MAIA, Newton. A ciência por dentro. 6. ed. Petrópolis: RJ: Vozes, 2000.

GIRAFFA, M. M. L.; MORAES, C. M.; MACHADO, J. M. Cenário atuais das tecnologias digitais na educação básica. In: Dantas, G. L.; Machado, J. M. Tecnologias e educação: Perspectivas para gestão, conhecimento e prática docente. 2ª Edição. São Paulo: FDD Editora. Parte I. 2015, p.19-30.

GOMES, L. L. e MOITA, C. S. G. F. O uso de laboratório de informática educacional: partilhando vivências do cotidiano escolar. In: Souza, P. L.; Bezerra, C.C.; Silva, M. E. Teoria e práticas em tecnologias educacionais. Paraíba: UEPB. 2016, p.149-170.

KUHN, Thomas. A Estrutura das Revoluções Científicas. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1992.

MIRANDA, A. L. Da natureza da tecnologia: uma análise filosófica sobre as dimensões ontológica, epistemológica e axiológica da tecnologia moderna. 2002 pp. 161 (Dissertação de mestrado). Programa de Pós-Graduação em Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR).

OLIVEIRA A; LUCAS T; IQUIAPAZA R. O que a pandemia da covid-19 tem nos ensinado sobre adoção de medidas de precaução? Texto & Contexto Enfermagem. v. 29. ISSN 1980-265X DOI https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2020-0106. 2020.

OLIVEIRA, C. I. C. A educação científica como elemento de desenvolvimento humano: uma perspectiva de construção discursiva. Revista Ensaio: Belo Horizonte, v.15, n. 02, p. 105-122, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172013150207.

Téléchargements

Publié-e

2021-12-22

Comment citer

Duran, R. N., Batista da Cruz, H. ., & Briceño, J. R. (2021). CIÊNCIA, TECNOLOGIA E DIVULGAÇÃO: : desafios que enfrentamos hoje. Momento - Diálogos Em Educação, 30(03), 65–74. https://doi.org/10.14295/momento.v30i03.13594