CIÊNCIA, TECNOLOGIA E DIVULGAÇÃO:
desafios que enfrentamos hoje
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v30i03.13594Palavras-chave:
Ciência, Tecnologia, Ensino e divulgação.Resumo
Este artigo trata sobre um levantamento bibliográfico de como pode estar sendo divulgada a ciência e tecnologia na atualidade. A temática tratada é referente a ciência e tecnologia. Para isso, nos valemos de referenciais teóricos de pesquisas feitas no ano 2020, onde teve começo a pandemia COVID-19 no Brasil, e como está chegando na sociedade e no setor educativo as experiências nesse novo contexto. Além, de compreender a divulgação da ciência e tecnologia como foco para a inclusão social. Se fez um levantamento de artigos publicados no google acadêmico com relação ao tema desta pesquisa, fazendo logo uma escolha de 03 artigos publicados. A publicação que oferecem conhecimento científico, bem como conteúdo útil e pertinente, especialmente associado à ciência, foi possível estabelecer um relacionamento mais próximo e suscitar o engajamento de visão no setor da educação e na sociedade.
Downloads
Referências
ALLCOTT, H.; GENTZKOW, M. social media and Fake News in the 2016 Election. Journal of Economic Perspectives, Pitsburgh, Vol. 31, n. 2, p. 211-236, 2017.
AMARAL, J. J. F. Como fazer uma pesquisa bibliográfica. Fortaleza, CE: Universidade Federal do Ceará, 2007. Disponível em: http://200.17.137.109:8081/xiscanoe/courses-1/mentoring/tutoring/Como%20fazer%20pesquisa%20bibliografica.pdfAcesso em: 01 set. 2021.
ASSAD, M.L e FUJIHARA, R.T. Ciência, Tecnologia e Sociedade em tempos de pandemia. Ciência, Tecnologia & Ambiente, vol. 9, e09164. 2019. https://doi.org/10.4322/2359-6643.09164.
AZEVEDO, M. O ensino de ciências naturais - reprodução ou produção de conhecimentos III Congresso Internacional de Educação e IV Encontro de Pesquisa em Educação. Universidade Federal do Piauí. 2006.
BRANDÃO R, SILVA R. Divulgação científica na luta contra notícias falsas em tempos de covid-19. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação. Rio de Janeiro: v.5, n.2,2020.E-ISSN 2596-058X. Disponível em: https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/179/181 Acesso em: 11 de agosto 2021
CARVALHO M, LIMA L; COELI C. Ciência em tempos de pandemia. Revista CSP Caderno de Saúde pública. Editorial-Editorial. V. 36 (4). 2020. doi: 10.1590/0102-311X00055520. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/7rjVr95Q7SDnRk5ZCD6ZrKC/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 03 de agosto 2021.
DANTAS, L e DECCACHE- MAIA, E. Scientific Dissemination in the fight against fake news in the Covid-19 times. Research, Society and Development, 9(7): 1-18, e797974776. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.47761. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4776/4217 Acesso em: 10 de agosto 2021.
EICHENBAUM, M. S., Rebelo, S. & Trabandt, M. (2020). The Macroeconomics of Epidemics. Report No.: 26882. [citado em 2021 sep. 23]. Disponível em: https://www.nber.org/papers/w26882.
FREIRE-MAIA, Newton. A ciência por dentro. 6. ed. Petrópolis: RJ: Vozes, 2000.
GIRAFFA, M. M. L.; MORAES, C. M.; MACHADO, J. M. Cenário atuais das tecnologias digitais na educação básica. In: Dantas, G. L.; Machado, J. M. Tecnologias e educação: Perspectivas para gestão, conhecimento e prática docente. 2ª Edição. São Paulo: FDD Editora. Parte I. 2015, p.19-30.
GOMES, L. L. e MOITA, C. S. G. F. O uso de laboratório de informática educacional: partilhando vivências do cotidiano escolar. In: Souza, P. L.; Bezerra, C.C.; Silva, M. E. Teoria e práticas em tecnologias educacionais. Paraíba: UEPB. 2016, p.149-170.
KUHN, Thomas. A Estrutura das Revoluções Científicas. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1992.
MIRANDA, A. L. Da natureza da tecnologia: uma análise filosófica sobre as dimensões ontológica, epistemológica e axiológica da tecnologia moderna. 2002 pp. 161 (Dissertação de mestrado). Programa de Pós-Graduação em Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR).
OLIVEIRA A; LUCAS T; IQUIAPAZA R. O que a pandemia da covid-19 tem nos ensinado sobre adoção de medidas de precaução? Texto & Contexto Enfermagem. v. 29. ISSN 1980-265X DOI https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2020-0106. 2020.
OLIVEIRA, C. I. C. A educação científica como elemento de desenvolvimento humano: uma perspectiva de construção discursiva. Revista Ensaio: Belo Horizonte, v.15, n. 02, p. 105-122, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172013150207.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.