REFLEXÕES ACERCA DAS APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS NAS RELAÇÕES EDUCATIVAS ENTRE ALUNOS(AS) SURDOS(AS) E OUVINTES EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA-PB

Autores

  • GRACILEIDE ALVES DA SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA https://orcid.org/0000-0001-8262-4295
  • RONNIE WESLEY SINÉSIO MOURA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • ANA DORZIAT UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v29i2.9523

Palavras-chave:

Estudos Surdos. Identidade/diferença. Relação surdos-ouvintes. Escola.

Resumo

Este artigo problematiza algumas práticas de interação e elementos sociais/educacionais que contribuem com as aproximações e/ou distanciamentos entre alunos/as surdos/as e ouvintes em uma escola declarada inclusiva na cidade de João Pessoa/PB. Para tanto, fundamenta-se em reflexões sobre a política de inclusão e os Estudos Surdos. O procedimento metodológico envolveu observações, seguido de registros sobre a legitimação de identidades e diferenças em meio à luta por (re)significação social, especificamente, dos/as alunos/as surdos/as. Os resultados evidenciaram, simultaneamente, rupturas, resistências, tensões e desafios vividos pelos sujeitos protagonistas deste estudo, os quais demonstraram que a capacidade de construção de suas identidades se baseia em um processo de associação e/ou dissociação entre grupos surdos e ouvintes.

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Biografia do Autor

GRACILEIDE ALVES DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação -UFPB Professora e Supervisora Escolar da rede pública de educação do município de João Pessoa-PB.

RONNIE WESLEY SINÉSIO MOURA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Mestre em Educação pela UFPB e Técnico em Assuntos Educacionais na UFPB.

ANA DORZIAT, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e pós-Doutorado pela Universidade de Lisboa/PT (2008). É professora Titular pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde atuou no período 2002-2019 na graduação, ministrando aulas no curso de Pedagogia, nas habilitações de Orientação Educacional e Educação Especial, e desenvolvendo projetos de Pibic, Prolicen e Probex; e na pós-graduação, no Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação, na linha de Estudos Culturais da Educação, ministrando aulas, orientando alunos dos cursos de mestrado e doutorado e desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas: estudos surdos, políticas de inclusão e currículo. Atualmente é professora visitante da Universidade Federal de Campina Grande-PB (2018-2019), na Unidade Acadêmica de Educação, especificamente no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de Práticas Educativas e Diversidade. É líder do Grupo de Pesquisa, intitulado "Alteridade e Inclusão", cadastrado no CNPq e certificado pela UFPB.

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Publicado

2020-12-03

Como Citar

DA SILVA, G. A., SINÉSIO MOURA, R. W., & DORZIAT, A. (2020). REFLEXÕES ACERCA DAS APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS NAS RELAÇÕES EDUCATIVAS ENTRE ALUNOS(AS) SURDOS(AS) E OUVINTES EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA-PB. Momento - Diálogos Em Educação, 29(2). https://doi.org/10.14295/momento.v29i2.9523

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