A RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA NA COMUNIDADE DO POVO NOVO (RIO GRANDE/RS) PELA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO BIOECOLÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v30i02.12947Palavras-chave:
Família, Escola, Teoria Bioecológica, Desenvolvimento HumanoResumo
O presente trabalho tem como objetivo discutir a relação entre família e escola na comunidade do 3º Distrito do Povo Novo (Rio Grande/RS). Uma zona rural, que possui em torno de oito mil habitantes e constitui a sua base econômica a partir de atividades relacionadas à pecuária, à agricultura e aos pequenos comércios. Para compreender a relação entre família e escola, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com educadores e familiares de crianças do 3º ano do ensino fundamental, pertencentes a 3 escolas públicas da localidade. O aporte teórico utilizado foi a bioecologia do desenvolvimento humano, elaborada por Bronfenbrenner (2011). Essa postula o fato de que, durante o processo de desenvolvimento humano, diferentes circunstâncias sociais podem afetar as características subjetivas de um indivíduo. Conclui-se nesse artigo, que a teoria bioecológica pode contribuir para a compreensão da relação entre família e escola, agregando também ao processo de ensino e aprendizagem das crianças.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e bases da educação brasileira (LDB) de 1996. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 16 nov. 2020.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. DF: Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013- pdf/file. Acesso em: 17 nov. 2020.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990. Brasília, DF: Presidência da República, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 16 nov. 2020.
CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza. Interação escola família para práticas escolares de 2010. DF: Unesco-Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=4807- escola-familia-final&Itemid=30192. Acesso em 21 de nov. 2020.
BRONFENBRENNER, Urie. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Urie Bronfenbrenner. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
BRONFENBRENNER, Urie. Bioecologia do desenvolvimento humano: tornando os seres humanos mais humanos. Porto Alegre: Artmed, 2011.
CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de. Relações entre família e escola e suas implicações de gênero. Cad. Pesquisa. online, n. 110, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/n110/n110a06 Acesso em: 20 de nov. 2020.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: teoria e Prática. Goiânia: Alternativa, 2001.
MARTINS, Edna; SZYMANSKI, Heloisa. A abordagem Ecológica de Urie Bronfenbrenner em estudos com Famílias. Estudos e pesquisa em psicologia. UERJ, Ano 4 N.1, 1º Semestre 2004. Disponível em:
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812004000100006. Acesso em: 10 de nov. 2020.
PIZZANI, Luciana. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. Revista digital de biblioteconomia e ciência da informação. UNICAMP, vol.10, nº 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1896. Acesso em: 18 de nov. 2020.
https://revistas.pucsp.br/psicoeduca/article/view/41414. Acesso em: 09 de nov. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.