Tempos miúdos, transpassados e embichados: encontros (des)aprendentes com Nilda Alves e Regina Leite Garcia e suas provocações com a educação

Autores

  • Alexsandro Rodrigues Universidade Federal do Espírito Santo
  • Marcio Rodrigo Vale Caetano Universidade Federal do Rio Grande

Palavras-chave:

Experiências, emergência, vida

Resumo

O presente artigo tem como objetivo abrir uma conversa afetiva, implicada com os entremeios dos trabalhos de Nilda Alves e Regina Leite Garcia em seus modos bonitos de entrar e permanecer na luta social. Em outras palavras, a escrita desse texto emerge das redes de afetos produzidas em sua atuação e a elas almeja retornar. Destaca-se no trabalho de Alves e Garcia a desconstrução e a produção de conhecimentos a favor da escola pública e de seus praticantes. Trabalhando com memória, pois que é feita de bons encontros, tempos e lugares, o texto em tela persegue um estilo/forma/conteúdo que procura melhor compreender as provocações bonitas da prática militante dessas professoras. Nesse texto, trazemos a presença dessas educadoras andarilhas, contadoras de histórias do povo brasileiro e que não se cansam de fazer a denúncia das opressões que nos impedem de sermos mais, demonstrando seus caráteres aguerridos e fortes. O texto buscou costurar momentos/acontecimentos como experiências, em que suas presenças e de suas redes contribuíram e contribuem de forma significativa para a emergência da novidade. Na construção desse artigo pode se afirmar e confirmar o trabalho e a vida de Regina Leite Garcia e Nilda Alves como obras de arte, quando, sem nenhuma dificuldade, suas coerências políticas a favor da escola pública, comprometidas com a justiça social, mostram-se e entremeiam suas vidas, seus trabalhos com a educação, com as classes populares e com a docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexsandro Rodrigues, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Espírito Santo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional na linha de pesquisa: Subjetividade, Processos Educacionais e Trabalho . Interesses de Pesquisas: Processos de subjetivação, produção cultural do corpo, gênero, identidade de gênero, sexualidades, homossexualdiades, lesbianidades, travestilidades e sujeitos trans. Religiosidades e opressões. Currículos praticados e Formação continuada dos trabalhadores culturais. Membro do conselho Estadual de Direitos Humanos. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidade da UFES e do Núcleo de Pesquisa em Sexualidade da Ufes.

Marcio Rodrigo Vale Caetano, Universidade Federal do Rio Grande

Líder do Nós do Sul - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Identidades, Currículos e Culturas, graduado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com mestrado e doutorado em educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Como parte dos estudos de pós-graduação, realizou estágio no Programa de Estudios Feministas do Centro de Investigaciones Interdisciplinarias en Ciencias y Humanidades da Universidad Nacional Autónoma de México (CEIICH- UNAM). Professor de Políticas Públicas da Educação no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande, orienta investigações desenvolvidas nos Programas de Pós-graduação em Educação e em História. A partir dos estudos feministas, decoloniais e queer, os temas de interesse e de pesquisa são: 1. desigualdades e marcadores sociais de diferenças; 2. currículos e culturas; 3. masculinidade(s); 4. população lésbica, gay, bissexual, travesti e transexual e 5. estudos sobre mulher(es). É co-editor da Revista Momento: diálogos em educação. Entre 2013 e 2014, ocupou a secretaria executiva da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura ? ABEH - e a suplência no Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de LGBT da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Downloads

Publicado

2016-10-24

Como Citar

Rodrigues, A., & Vale Caetano, M. R. (2016). Tempos miúdos, transpassados e embichados: encontros (des)aprendentes com Nilda Alves e Regina Leite Garcia e suas provocações com a educação. Momento - Diálogos Em Educação, 25(1), 15–32. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6107

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.