Mal-estar docente e educação em tempo integral: cenários de um Brasil profundo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v28i2.9035

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo o mal-estar docente e sua influência na construção da identidade do professor que atua no Programa Educação em Tempo Integral (ProEi), em uma escola pública do interior da Bahia. Busca entender como os novos papéis atribuídos à educação escolar, a partir das configurações sócio-educacionais do Programa, desafiam o professor com as demandas de sua profissão, interferindo na construção de professoralidade. Diante dessa problemática, este estudo objetiva discutir cenários de um Brasil profundo em relação às causas que aprofundam o mal-estar docente numa escola em tempo integral e seus reflexos no processo de construção da identidade e da professoralidade do professor. Espera-se contribuir com problematizações sobre a nova dinâmica escolar, a partir da implantação do ProEi, no sentido de superação desse mal-estar a partir da valorização e da ampliação da formação do professor.

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Biografia do Autor

Jonatas Silva Santiago, Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED/UNEB) Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SECBA)

Mestrando no Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED/UNEB). Especialização em Estudos Literários (UEFS) e em Psicopedagogia (UEFS). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Multiletramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET/UNEB).Docente da Educação Básica pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SECBA).

Úrsula Cunha Anecleto, Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED/UNEB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Docente do Departamento de Educação da UNEB/Campus XIV e do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED/UNEB), Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Multiletramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET/UNEB).

Ivana Carla Oliveira Sacramento, Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SECBA)

Doutora em Língua e Cultura (UFBA), na linha de pesquisa Aquisição, ensino e aprendizagem de línguas. Mestra em Crítica Cultural, na linha de pesquisa Letramento, identidades e formação de professores, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Estudos Literários (UNEB), graduada em Letras Vernáculas com Inglês (UNEB). É docente da Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

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Publicado

2019-10-12

Como Citar

Santiago, J. S., Anecleto, Úrsula C., & Sacramento, I. C. O. (2019). Mal-estar docente e educação em tempo integral: cenários de um Brasil profundo. Momento - Diálogos Em Educação, 28(2), 85–105. https://doi.org/10.14295/momento.v28i2.9035

Edição

Seção

Dossiê temático