About the Journal
The Revista Momento - Diálogos em Educação, which is linked to the Post-graduate Program in Education (PPGEDU) at the Universidade Federal do Rio Grande (FURG), has contributed to disseminate knowledge in the field of Education for about 30 years by publishing digital texts quarterly. Research papers must be original and may be written in Portuguese, Spanish or English. The journal accepts the submission of proposals which result from empirical studies, theoretical essays, reviews and interviews in the field of Education. Thus, the journal aims at strengthening national and international research networks and encouraging and qualifying educational debates. Besides, the journal gives full access to its content and publishes Creative Commons-licensed papers in order to spread scientific knowledge and enable democratization of knowledge. It is inserted in the fields of Education and Teaching and its evaluation is B2 (Education) and B3 (Teaching) in Qualis 2016.
Announcements
Chamada para submissão de artigos para o dossiê "Infância e Educação infantil: política, prática e pesquisa"
[PRORROGAÇÃO] Chamada para submissão de artigos para o dossiê "Imprensa periódica e História da Educação"
Chamada para submissão de artigos para o dossiê "Imprensa periódica e História da Educação"
Lista de avaliadores de 2024
Chamada para submissão de artigos para o dossiê "Práticas docentes na escola pública e diversidades"
Chamada para cadastro de novos avaliadores
Current Issue
O dossiê que ora publicamos condensa pesquisas que tomam periódicos como fontes e/ou objetos de investigação e que estão presentes na historiografia educacional brasileira há algumas décadas. Especificamente no campo da História da Educação, os periódicos são amplamente analisados por estudiosos do campo, a considerar o contexto de ampliação das fontes e de adoção de novas orientações teórico-metodológicas, a partir de meados dos anos 1980 (Galvão, Lopes, 2010).
Ao longo dessas décadas, observa-se a ampliação de estudos que analisam esse tipo de fonte, a partir de diferentes enfoques teórico-metodológicos, o que resulta em um conjunto significativo de produções que têm lugar nos principais eventos e periódicos acadêmicos do campo da História da Educação, nos quais os impressos se constituem como eixos de sessões temáticas. A ampliação dessas investigações se aprofunda com a disponibilização de impressos em acervos digitais nacionais – como é o caso da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional – e internacional. Entre as investigações correntes, encontram-se estudos dedicados a diferentes temáticas de pesquisa, que examinam uma diversidade de impressos periódicos produzidos no âmbito educacional ou fora dele.
Destacam-se, entre essas investigações, a análise de periódicos escolares, da imprensa estudantil, das revistas pedagógicas e dos jornais que não necessariamente tinham destinação educacional, mas que fornecem elementos para a compreensão dos processos histórico-educacionais. Partindo de diferentes orientações teórico-metodológicas, esses estudos tomam a imprensa periódica, ora como fonte, ora como objeto material, em análises que procuram compreender processos como: a produção, a circulação e a apropriação de saberes; a prescrição de práticas pedagógicas; a formação docente; a implementação de reformas educativas; a produção estudantil; a circulação local, nacional e internacional de sujeitos e ideias pedagógicas; a circulação transnacional de modelos e objetos culturais. Deste modo, o presente dossiê busca reunir um conjunto de textos que abarcam uma diversidade temporal, geográfica e temática, mas que possuem em comum a análise dos impressos no campo da História da Educação.