Sobre a Revista

A Revista Momento - Diálogos em Educação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGEDU da Furg, aceita produções inéditas redigidas em português, espanhol ou inglês com processo de revisão às cegas e pelos pares. As publicações ocorrem de forma regular e quadrimestral publicando artigos nacionais e internacionais com acesso gratuito ao seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilização, gratuidade, conhecimento científico e proporcionando maior democratização do conhecimento. Admite-se a submissão de propostas resultantes de pesquisas empíricas, teóricas e revisões em formato de artigos de demanda contínua, dossiês, resenhas, entrevistas e documentos inéditos. Contempla a diversidade de temáticas do campo da educação, desde que com interfaces teóricas e metodológicas com a área. 

Anúncios

Edição Atual

v. 34 n. 3 (2025): Dossiê: Imprensa e História da Educação
					Visualizar v. 34 n. 3 (2025): Dossiê: Imprensa e História da Educação

O dossiê que ora publicamos condensa pesquisas que tomam periódicos como fontes e/ou objetos de investigação e que estão presentes na historiografia educacional brasileira há algumas décadas. Especificamente no campo da História da Educação, os periódicos são amplamente analisados por estudiosos do campo, a considerar o contexto de ampliação das fontes e de adoção de novas orientações teórico-metodológicas, a partir de meados dos anos 1980 (Galvão, Lopes, 2010).

Ao longo dessas décadas, observa-se a ampliação de estudos que analisam esse tipo de fonte, a partir de diferentes enfoques teórico-metodológicos, o que resulta em um conjunto significativo de produções que têm lugar nos principais eventos e periódicos acadêmicos do campo da História da Educação, nos quais os impressos se constituem como eixos de sessões temáticas. A ampliação dessas investigações se aprofunda com a disponibilização de impressos em acervos digitais nacionais – como é o caso da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional – e internacional. Entre as investigações correntes, encontram-se estudos dedicados a diferentes temáticas de pesquisa, que examinam uma diversidade de impressos periódicos produzidos no âmbito educacional ou fora dele.

 Destacam-se, entre essas investigações, a análise de periódicos escolares, da imprensa estudantil, das revistas pedagógicas e dos jornais que não necessariamente tinham destinação educacional, mas que fornecem elementos para a compreensão dos processos histórico-educacionais. Partindo de diferentes orientações teórico-metodológicas, esses estudos tomam a imprensa periódica, ora como fonte, ora como objeto material, em análises que procuram compreender processos como: a produção, a circulação e a apropriação de saberes; a prescrição de práticas pedagógicas; a formação docente; a implementação de reformas educativas; a produção estudantil; a circulação local, nacional e internacional de sujeitos e ideias pedagógicas; a circulação transnacional de modelos e objetos culturais.  Deste modo, o presente dossiê busca reunir um conjunto de textos que abarcam uma diversidade temporal, geográfica e temática, mas que possuem em comum a análise dos impressos no campo da História da Educação.

Publicado: 2025-11-21
  • Expediente

    Magda de Abreu Vicente, Caroline Braga Michel
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.20523

Apresentação / Expediente

  • Apresentação Dossiê Imprensa Periódica e História da Educação

    Renata Brião de Castro, Rosianny Campos Berto
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.20524

IMPRENSA PERIÓDICA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

  • A REVISTA INOVAÇÃO E A REFORMA EDUCATIVA EM PORTUGAL (1988-2002)

    Joaquim Pintassilgo
    16-34
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.20081
  • EDUCAÇÃO INFANTIL NO MOVIMENTO INTERNACIONAL DA EDUCAÇÃO NOVA: as perspectivas de Maria Montessori e Nursery Schools na revista The New Era (1920-1939)

    Vinicius de Moraes Monção
    35-58
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.19677
  • A REVISTA DE EDUCAÇÃO NO ESPÍRITO SANTO Estratégias editoriais e prescrições educacionais no Estado do Espírito Santo (1934-1937)

    Rafaelle Flaiman Lauff
    59-84
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.19386
  • ÂNIMOS JUVENIS E TRADIÇÃO LITERÁRIA a imprensa estudantil no Maranhão oitocentista (1870-1900)

    Mayra Cristhine dos Santos Cabral, Francisco Gilson Rebouças Porto Junior
    85-113
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.19780
  • “O GYMNASIAL”, PERIÓDICO DO GYMNASIO ESPÍRITO SANTO DE JAGUARÃO, RS: quando o que restam de documentos produzidos pela escola são os impressos estudantis (1908)

    Giana Lange do Amaral, Carlos José Azevedo Machado
    114-137
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.19773
  • A GUERRA CHEGA À ESCOLA: narrativas sobre a Segunda Guerra Mundial nos jornais escolares catarinenses (Década de 1940)

    Cristiani Bereta da Silva, Luciana Rossato
    138-164
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.19612
  • VESTÍGIOS DA CULTURA ESCOLAR: As publicações do periódico estudantil Avante (Vale do Rio dos Sinos, 1962-1963)

    Ariane dos Reis Duarte, Estela Denise Schütz Brito
    165-190
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.19548
  • No rastro dos jornais: condições de possibilidade para a constituição do ensino de Biologia no Brasil (1800-1879)

    Peterson Fernando Kepps da Silva, Lavínia Schwantes
    191-216
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.19387
  • A EDUCAÇÃO DO CORPO EM PERIÓDICOS PARAENSES (1848-1880)

    Carlos Nazareno Ferreira Borges, Rosianny Campos Berto
    217-242
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.19760
  • A EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL IMPERIAL A PARTIR DOS ALMANAKS DO AMIGO DOS SURDOS MUDOS (1888-1889)

    Catharine Prata Seixas, Alice Vasconcelos Menezes
    243-266
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.19765
  • IMPRESSOS RELIGIOSOS LUTERANOS INFANTIS E JUVENIS E FORMAÇÃO SECULAR (1929-1971)

    Elias Kruger Albrecht, Patrícia Weiduschadt
    267-293
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.19086

Artigos

  • A EDUCAÇÃO PARA O SANEAMENTO BÁSICO EM UMA ESCOLA BILÍNGUE PARA SURDOS: uma proposta didática com a abordagem Photovoice

    Lisiane Mallmann Siqueira, Rossano André Dal-Farra
    294-319
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.17328
  • DESAFIOS DA FORMAÇÃO ANTIRRACISTA DE FUTUROS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA: Experiências no programa residência pedagógica

    Yamilia de Paula Siqueira, Cleyde Rodrigues Amorim
    320-343
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.17334
  • GEOGRAFIAS EMOCIONAIS EM MANOEL DE BARROS: perspectivas para o ensino de geografia

    Oberdan José Bortolanza, Márcia Alves Soares da Silva
    344-367
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.17302
  • APLICAÇÃO DA EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS NA APRENDIZAGEM DE LEITURA DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: estudo quase-experimental.

    Sinthia Simone Jardim Pereira Lacerda, Patricia Martins Freitas
    368-396
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.17371
  • TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: o atendimento aos alunos com autismo no município do Rio de Janeiro

    Rafaela Faria da Silva, Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa
    397-423
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.17436
  • A CONSTITUIÇÃO DA BIBLIOTECA MENOR: por um educar insurgente

    Sabrina da Silva de Oliveira , Sebastiao Kennedy Silva Soares
    424-444
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.17608
  • ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): Escutando narrativas (auto)biográficas dos estudantes

    Fredy Enrique Gonzalez, Anete Alves da Silva Nogueira
    445-459
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.18708
  • A ESCUTA SENSÍVEL COMO PRÁTICA HUMANIZADORA

    Jessica Hilário Pinto, Marlene Barbosa de Freitas Reis
    460-480
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.17464
  • PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO EMOCIONAL NO BRASIL: uma revisão crítica da literatura

    Adriano Santos de Farias, Luís Henrique Paloski
    481-500
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.19235
  • Masculinidades negras nas escolas: entre a disputa e a segregação

    Paulo Melgaço da Silva Junior, Leandro da Conceição Borges
    501-522
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.18488
  • Violência Escolar como Reflexo da sociedade: uma revisão integrativa

    Josefa lindinês Da Silva tavares, Roseane Amorim Da Silva
    523-545
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.18777
  • CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DA EDUCAÇÃO EM/PARA OS DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADES E PRÁTICAS EDUCATIVAS

    Cristian Andrey Pinto Lima, Claudio Pires Viana, Liliane Barros de Almeida
    546-567
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.18896
  • CLIMA ESCOLAR E LIDERANÇA RELACIONAL PELA ÓTICA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PRIVADA

    Roseane Netto Vinte, Antônio Moreira de Carvalho Neto, Daniela Diniz
    568-593
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.18580
  • DESENVOLVIMENTO DE EMPATIA COMO PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO AO BULLYING: vivências entre estudantes do Ensino Fundamental

    Camila Mugnai Vieira, Alexandre Simão, Ana Beatriz Jardim Roque
    594-616
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.18474
  • A A VELHICE EM POESIA: Uma experiência pedagógica no ensino de saúde de Pessoas idosas

    Katy Cataldo Muniz Domingues
    617-633
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.18924
  • A PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO HUMANA EM PAULO FREIRE E ERNST BLOCH: pedagogia da práxis e utopia concreta

    Caroline Terra de Oliveira
    634-652
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.18401
  • LETRAS E CULTURA: potencializando a alfabetização de pessoas com deficiência intelectual por meio de intervenções sistematizadas

    Elsa Midori Shimazaki, Marcio Pascoal Cassandre, Wagner Roberto do Amaral
    653-674
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.17401
  • EDUCAÇÃO ESPECIAL: diálogos sobre o manual pedagógico em comunicação alternativa como um recurso para o Atendimento Educacional Especializado – AEE

    Carla Marçal y Guthierrez
    675-692
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.17411
  • MEMÓRIA, TRAJETÓRIA E ENSINO: reflexões sobre a construção de produtos educacionais a partir da história e dos saberes de uma comunidade campesina, pelo olhar da etnomatemática

    Daniela Ribeiro de Souza, Eline das Flores Victer
    693-709
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.17827
  • A MULHER NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: um campo de pesquisa a ser explorado

    Marlise Vitcel, Márcia Helena Sauáia Guimarães Rostas
    710-734
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.18983
  • METASSÍNTESE DE SEQUÊNCIAS INTERDISCIPLINARES NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Douglas Alves Pimentel, Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana, Alexandre da Silva Souza
    735-753
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.18289
  • A CONSTITUIÇÃO DO PERFIL DE COMPETÊNCIAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM DOCUMENTOS POLÍTICOS

    Daiane Pinheiro, Thaisy Bentes de Souza
    754-780
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.17369
Ver Todas as Edições