Um olhar geográfico sobre a educação ambiental empresarial no Supermercado Pão de Açúcar, Teresina -PI

Autores

  • Valdinéia de Santana Santos Alves

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i1.8008

Palavras-chave:

Geografia. Educação Ambiental Empresarial. Sustentabilidade.

Resumo

A grande preocupação das empresas atuais é desenvolver atividades e práticas em Educação Ambiental que atendam à sustentabilidade e ao meio ambiente, bem como às exigências legais e às regulamentações governamentais no cumprimento de suas responsabilidades sociais e ambientais. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo analisar a prática e a contribuição da Educação Ambiental na empresa Pão de Açúcar em Teresina - PI para a Sustentabilidade do meio ambiente. Na busca pelo alcance dos objetivos propostos utilizou-se de um conjunto de procedimentos metodológicos, quantitativos e qualitativos, a saber: levantamento bibliográfico em livros e artigos; pesquisa documental em documentos fornecidos pela empresa; observação in loco; e pesquisa de campo, com a realização de registros fotográficos e aplicação de questionários. Empenhou-se na busca por respostas fundamentadas em autores como: Guimarães (1995); Brasil (1999); Almeida (2002); Leff (2009) que trouxeram viabilidade e melhor assimilação sobre o tema. Os resultados da pesquisa apontam para a prática de Educação Ambiental baseada nos princípios da sustentabilidade e é notável a participação dos funcionários nos programas voltados para a Sustentabilidade e Educação Ambiental, porém a empresa se mostra pouco eficiente no sentido de desenvolver cursos e palestras, que possam contribuir para a formação dos funcionários na área de Educação Ambiental.

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Biografia do Autor

Valdinéia de Santana Santos Alves

graduação: licenciatura plena em geografia pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI

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Publicado

2019-05-28

Como Citar

Alves, V. de S. S. (2019). Um olhar geográfico sobre a educação ambiental empresarial no Supermercado Pão de Açúcar, Teresina -PI. Ambiente &Amp; Educação, 24(1), 117–144. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i1.8008

Edição

Seção

Artigos